Geografia: saiba os temas que podem ser cobrados no vestibular 2021 da UEL

Conhecer e saber interpretar fatos da atualidade são habilidades fundamentais para quem busca aprovação no vestibular da UEL. Os alunos do Curso Prime, em Londrina, são constantemente incentivados a relacionarem conteúdos das diferentes disciplinas a temas atuais, de maneira interdisciplinar, o que ajuda a criar reportório para responder questões de diferentes áreas e desenvolver boas redações. Geografia é uma excelente matéria para exercitar essa capacidade. Por isso, convidamos a professora Angélica para listar alguns temas que podem ser cobrados no novo formato do vestibular da UEL. 

Na edição 2021, a prova será realizada em apenas um dia, em novo formato, como já explicamos.

E fique atento: estão abertas as inscrições para o nosso curso intensivo Prepara UEL.

 

Assuntos atuais que podem ser cobrados na prova de Geografia da UEL

1 - Biomas e domínios morfoclimáticos

A professora Angélica explica que um dos assuntos recorrentes da prova de geografia no vestibular da UEL são os domínios morfoclimáticos. Fique de olho na classificação proposta por Aziz Ab'Saber, que individualiza as paisagens a partir de uma combinação entre os elementos da natureza, tornando-as homogêneas. Esse assunto é relevante, especialmente neste ano, em razão do avanço das queimadas sobre a Amazônia e  o Pantanal, para atender a expansão agropecuária.

2 - Revolução tecnocientífica

Um segundo assunto recorrente na UEL é a revolução tecnocientífica, tema que costuma ser abordado junto com  sociologia e história. Em face das alterações da produção econômica decorrentes da pandemia, colocando grande parte da população empregada em home office,  é interessante lembrar dos avanços tecnológicos trazidos por essa revolução,  as inovações das infovias e redes imateriais que foram largamente utilizadas em tempos de isolamento social

3- Impactos ambientais

Nossa professora destaca que um terceiro assunto que poderá ser abordado neste vestibular são os impactos ambientais. Afinal, a pandemia está associada a avanços e  destruição de biomas selvagens. Por outro lado, a paralisação das atividades econômicas causada pela quarentena reduziu a emissão de poluentes. Questões relativas à urbanização também são recorrentes na UEL

O que é importante saber

O Manual do Candidato publicado pela UEL descreve que a ciência geográfica tem como objeto de análise o espaço geográfico. Dessa forma, o candidato deve demonstrar compreensão sobre a lógica da apropriação/expropriação e organização do espaço, da constituição das diferentes territorialidades e da diversidade teórico-conceitual em diferentes escalas. Além disso, considerar a relação sociedade-natureza, a partir das dimensões política, econômica, socioambiental, cultural e demográfica do espaço geográfico.

Temas que guiam a prova

1. Os diferentes elementos naturais na dinâmica das relações sociedade-natureza.

2. Os processos sociais e culturais e suas expressões territoriais.

3. A dimensão política e econômica do espaço geográfico.

4. Subjetividade e espaço geográfico.

 

Quer saber mais sobre atualidades? Nosso blog tem muitos conteúdos sobre esse tema. Confira!

Entenda as mudanças na geopolítica do século 21

Estude atualidades para tirar nota 1000 na redação do ENEM