Entenda as mudanças na geopolítica do século 21

Do atentado ao World Trade Center nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001, à atual pandemia da Covid-19 provocada pelo coronavírus, foram muitas as reviravoltas na geopolítica durante as duas primeiras décadas do século 21. Todos esses acontecimentos provocaram mudanças na ordem mundial e são assuntos que podem cair no vestibular e no ENEM. 

As explicações para a realidade atual, porém, têm origem em fatos históricos do século passado. Para te ajudar a entender a geopolítica mundial do século 21, os professores Reginaldo e Angélica, do cursinho Prime em Londrina, resumem as principais mudanças na ordem mundial dos últimos cem anos. Quer aprender mais sobre geopolítica? No final do artigo, confira o link para se inscrever na aula online que o professor Reginaldo preparou sobre o tema. 

O que são ordens mundiais?

O sistema internacional de estados modernos é formado por aproximadamente 200 países com  funcionamentos interdependentes e que vivem em relativa autonomia e soberania. As ordens mundiais são arranjos de poder que ocorreram ao longo da história nomeando países diferentes como potências.

A ordem mundial do imperialismo

No início do século XX, as potências mundiais eram Estados Unidos (EUA), países europeus e Japão. Eles acumularam capital ao longo dos processos de revolução industrial e isso levou ao expansionismo. A disputa por territórios motivou a Primeira Guerra Mundial. Quando este conflito terminou, em 1919, inicia-se um processo caracterizado pela reconstrução da Alemanha em resposta à humilhação que sofreu na guerra, a reconstrução dos EUA e expansão do Japão. Entre 1919 e 1939, o ambiente na Europa era de medo, incerteza e insegurança. Neste contexto, ascendem ao poder os governos extremistas, também chamados de nazi-fascistas.

Exemplos:

  • Nazismo na Alemanha
  • Fascismo na Itália
  • Expansionismo japonês 
  • Franquismo na Espanha
  • Salazarismo em Portugal 
  • Integralismo da época de Getúlio Vargas no Brasil 

Esses governos extremistas reconstruíram a Europa e, ao final da década de 30, inicia-se novo processo expansionista por Alemanha, Itália e Japão. Ocorre a 2ª Guerra Mundial, que termina com a Europa devastada, o Japão destruído e a polarização entre duas potências: Estados Unidos e União Soviética (URSS). 

Ordem bipolar ou Guerra Fria

Ao fim da segunda guerra, EUA e URSS passam a dividir o poder, que se expressa também na divisão entre leste e oeste e capitalismo e socialismo É um período marcado pela corrida espacial (soviéticos lançaram a nave Sputnik para o espaço e os EUA desenvolveram o projeto Apolo, que culminou na chegada do homem à Lua). É também a época da corrida armamentista, com investimento em armamentos nucleares intercontinentais capazes de destruir grandes territórios, o que causa muito medo de um novo conflito. As rupturas com essa ordem bipolar culminam na queda do muro de Berlim em 1989, na abertura econômica da China e na dissolução da União Soviética em 1991.

Ordem multipolar

Com o fim da Guerra Fria, inicia-se a chamada ordem mundial multipolar, com o poder dividido entre vários países. Os Estados Unidos seguem como potência, mas abalados pela crise. Ao mesmo tempo, países europeus ascendem economicamente pelo investimento na indústria civil, como a automobilística e de produtos eletrônicos. As nações europeias passam a prezar pelo chamado estado de bem-estar social, que valoriza a qualidade de vida dos cidadãos. 

O continente assume espaço na liderança mundial com a criação da União Européia, que em 2004 totalizou 25 países. O Japão também se reconstrói e vivemos a era da globalização. O mundo todo assiste acontecimentos importantes voltados para a defesa do meio ambiente, com a conferência Rio 92 e a assinatura do Protocolo de Kyoto. O discurso de um mundo melhor para todos traz um ambiente de alívio, com perspectiva de união - apesar de guerras terríveis na África, no Golfo e na Bósnia.  São criados o Mercosul, o Nafta (América do Norte) e a União Europeia (derivada do Mercado Comum Europeu). No Oriente Médio, o Tratado de Oslo inicia o processo de paz entre Israel e Palestina. Bill Clinton é eleito nos EUA imbuído do objetivo de selar a paz entre os dois povos. 

A ordem começa a mudar quando, ao mesmo tempo em que o israelense Ariel Sharon (que viria a se tornar 1º Ministro) afronta os palestinos ao visitar o templo Esplanada das Mesquitas, George W. Bush é eleito nos EUA. Financiado pela indústria bélica, que depende de guerra para funcionar, Bush implanta uma política armamentista. 

Na economia, a globalização resulta no neoliberalismo, uma doutrina econômica que propõe a dissociação entre estado e economia. Com o desmonte do aparelhamento do estado, a garantia de direitos básicos pelas políticas de bem-estar social deixa de ocorrer, diante da privatização de serviços como previdência, saúde, educação e habitação, entre outros exemplos. A flexibilização das leis trabalhistas gera desemprego e precarização das relações de trabalho. 

E o século 21?

O século 21, no estudo de geopolítica, começa em 11 de setembro de 2001 com o ataque de terroristas do Al Qaeda ao World Trade Center em Nova Iorque. Liderados por Bin Laden, os terroristas destruíram um ícone da arquitetura norte-americana em um atentado que resultou na morte de 3 mil pessoas. 

Ordem monopolar

Após os ataques terroristas, os EUA voltam a ter um inimigo que precisa ser eliminado e o presidente George W. Bush adota o discurso do combate ao terrorismo. Volta, assim, a liderar o mundo com uma política armamentista semelhante à da época da Guerra Fria. É a ordem monopolar, com protagonismo apenas dos Estados Unidos. Os conflitos no Oriente Médio só diminuem quando o democrata Barack Obama é eleito presidente dos EUA e retira tropas do Iraque e do Afeganistão.  

Ordem multidimensional

Obama trouxe esperança de diálogo ao mundo, inclusive retomando o debate sobre acordos voltados à garantia de sustentabilidade. Ao mesmo tempo, países emergentes como Rússia, China, Brasil, África do Sul e Índia - os BRICS -  entram para o grupo das 20 maiores economias mundiais, o G20. 

Os conflitos no Oriente Médio incentivam eventos como a Primavera Árabe, que liberou grande fluxo de imigrantes a uma Europa desintegrada e desconfiada, sem o  aparato do estado e assustada pelos atentados terroristas. Diante do medo do desemprego - inclusive com reações xenofóbicas a imigrantes -, cria-se a base para a ascensão de governos extremistas e a história, de certa forma, começa a se repetir. Trump assume a presidência dos EUA com apoio de uma população assustada que se apega a uma nostalgia sobre comportamentos que não cabem mais no século 21. 

E hoje?

Os professores do cursinho Prime apontam um contexto de nova polarização no mundo, desta vez alavancado pela pandemia da Covid-19. Desta vez, os protagonistas são Estados Unidos e China, estereotipada como o fantasma comunista que já “assombrou” o mundo na época da Guerra Fria. E você, aposta em um prognóstico para o futuro?

Curso de Geopolítica

Estão abertas as inscrições para a segunda aula do ciclo de palestras de Geopolítica com o professor Reginaldo. A aula é gratuita para alunos Prime e terá um custo de R$ 10,00 para o público em geral. Neste encontro, que ocorrerá no dia 16 de julho pelo Google Meet, o tema será “Desordem Nuclear: do século XX ao XXI”. Inscrições aqui!

E para assistir a aula completa sobre Geopolítica no século 21, acesse nosso canal no Youtube!