Vestibular UEL 2025: entenda as principais mudanças

Estão abertas as inscrições para o vestibular UEL 2025.

O processo de inscrição inicia no dia 18 de julho e finaliza em 9 de setembro de 2024, pelo site da Cops, com custo de R$ 181,00. Para saber mais detalhes sobre o concurso, acesse o Manual do Candidato e o edital.

Ao todo serão oferecidas 3180 vagas em 53 cursos de graduação presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Prova Paraná Mais.

Nesta edição, o vestibular UEL passou por mudanças e será realizado em apenas uma fase, nos dias 17 e 18 de novembro de 2024. De acordo com o novo modelo para o vestibular da Universidade Estadual de Londrina, o concurso será em fase única, dividido em dois dias. No primeiro dia (17), os candidatos à UEL fazem a prova de conhecimentos gerais. Já o segundo dia (18) será reservado às provas específicas e redação. 

As provas de Habilidades Específicas (PHE) para os cursos de Música, Design Gráfico, Design de Moda, Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais serão no dia 29 de setembro. 

Além disso, a partir do próximo processo seletivo, a UEL oferecerá inglês e espanhol como língua estrangeira. Outra modificação é que o vestibular voltará a ocorrer apenas em Londrina.

As mudanças foram feitas para se adaptar ao Novo Ensino Médio, que se tornou obrigatório a partir de 2022. Desde então, os alunos passaram a seguir uma proposta pedagógica   baseada nas áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos chamados Itinerários Formativos, que são conteúdos escolhidos pelos alunos.

É claro que o curso Prime, o primeiro pré-vestibular especializado em medicina em Londrina, já está preparado para o novo vestibular da UEL. Afinal, nossa equipe é especialista em aprovar estudantes na Universidade Estadual de Londrina. Além disso, temos grande capacidade de adaptação, incorporando rapidamente todas as mudanças recentes do concurso, inclusive as implementadas na época da pandemia.

LEIA MAIS

Saiba como deve ser um curso pré-vestibular para medicina

Mudanças do Vestibular UEL 2025

  • O Vestibular UEL 2025 será realizado em uma única fase com dois dias de prova, com integração da prova de Conhecimentos Gerais e a discursiva.
  • 1º dia (17/11): os candidatos realizam prova das disciplinas da formação geral básica, com 60 questões (Português/Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Matemática, Química, Física, Biologia, Filosofia, Geografia e História).
  • 2º dia (18/07): os candidatos realizam provas de redação e disciplinas específicas, composta 9 questões discursivas distribuídas entre: a disciplina de Sociologia (comum e obrigatória para todos os cursos) e 2 das seguintes disciplinas (indicadas como prioritárias pelos colegiados dos cursos), conforme curso optado pelo candidato: Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática e Química.
  • Redação: a prova de Redação corresponde a 30% da nota eserá composta de, no máximo, 2 propostas, a partir das quais os candidatos deverão produzir textos em prosa, de acordo com o(s) comando(s) nela indicado(s).
  • Para que a prova de redação e de conhecimentos específicos seja corrigida o candidato terá que ter 25% de acertos na prova de conhecimentos gerais.
  • Para a prova de língua estrangeira o candidato terá de escolher, no momento da inscrição, entre a língua inglesa e a língua espanhola.
  • As provas de Habilidades Específica (PHE) serão realizadas antes da prova de Conhecimentos Gerais. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico, a prova deverá ser realizada em um único turno, com duração máxima de cinco horas. Para o Curso de Música, a PHE continuará com o mesmo formato da edição do vestibular de 2024.
  • Para os cursos com concorrência igual ou menor que um candidato por vaga a prova do vestibular passa a ser classificatória, o candidato não pode ter nota final zero.
  • O vestibular será aplicado apenas em Londrina.

Obras literárias

Na próxima edição, o vestibular da  UEL deve ter novidades nas obras literárias de leitura obrigatória, que deverão seguir novos critérios. Saiba quais são:

1. O rei da vela – Oswald de Andrade;

2. O seminarista – Bernardo Guimarães;

3. Niketche – Paulina Chiziane;

4. Torto arado – ltamar Vieira Junior;

5. Melhores poemas – Fernando Pessoa;

6. Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto;

7. Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga;

Álbum Musical:

8. Cabeça dinossauro – Titãs

Conheça o Curso Prime

Se o seu sonho é ser aprovado em medicina ou outros cursos de alto desempenho na UEL, venha para o Curso Prime! Entre em contato pelo whatsapp, conheça nossas modalidades de cursos e reserve sua vaga! Nossa equipe está à disposição para esclarecer dúvidas e te ajudar a dar esse importante passo para o futuro!