Curso Prime sai na frente com evento exclusivo sobre o álbum Cabeça Dinossauro
O auditório do Aurora Shopping ficou pequeno para o evento “Cabeça Dinossauro: Civilização e Barbárie”, promovido pelo Curso Prime em Londrina. Na vanguarda da preparação para o vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina), o Prime saiu na frente e fez um aulão aberto à comunidade sobre o álbum musical Cabeça Dinossauro, da banda Titãs, que foi incluído como obra obrigatória para o Vestibular UEL 2025.
Os professores Marcia, Biti, Gabriel e Thiago se revezaram no palco, analisando aspectos como contexto histórico, a história da banda, aspectos sociológicos e análise das peltras sob o ponto de vista da literatura e da gramática/ortografia. Para mostrar a energia do álbum, a banda Bona Trio apresentou ao vivo os clássicos da banda.
Para surpresa da plateia, o músico Tony Belotto, do Titãs, gravou um vídeo exclusivo para os presentes, com uma mensagem de valorização da liberdade e da democracia.
LEIA MAIS
Entenda as mudanças do vestibular UEL 2025
Contexto histórico
A aula começou com os professores lembrando que Cabeça Dinossauro foi lançado em um contexto do fim da ditadura militar no Brasil. O governo militar foi marcado por autoritarismo e tolhimento de direitos relacionados à liberdade, notadamente depois da publicação do Ato Institucional 5 (AI5).
Esse contexto é importante porque se relaciona com mensagens importantes do álbum, definido pelos professores como “um grito” pela liberdade num momento em que as artes e a cultura foram usadas como ferramenta de resistência contra a opressão.
Outro aspecto destacado pelos professores é a crítica às instituições, em letras que questionam a família, a igreja, a polícia, o estado e a religião.
No aspecto lírico, chama a atenção experiências pessoais relatadas pelo “eu lírico”, mas que se convertem em mensagens de denúncia ao status quo da época, remetendo a temas como machismo e consumismo.
Sob o ponto de vista gramatical, é importante ficar atento aos paralelismos sintáticos e semânticos, reforçando ideias que se repetem ao longo de toda a obra, assim como figuras de linguagem como anáfora e paradoxo.
Aspectos de Cabeça Dinossauro que merecem atenção
- A efervescência cultural e política dos anos de 1980, no contexto pós-ditadura militar, com letras políticas que refletem a rebeldia da geração que viveu na época.
- O marco histórico do fim do regime militar e surgimento da Nova República em 1985.
- É um expoente da contracultura e da rebeldia do rock dos anos 1980.
- A atualidade das letras, que expõem o momento efusivo no rock brasileiro nos anos 1980, ecoando a liberdade de uma geração que foi reprimida pelo conservadorismo, assim como vemos nos dias de hoje.
- Temática das letras, como truculência da polícia e do estado, contradições da igreja e corrupção.
- A própria história dos Titãs, uma banda com 40 anos de carreira que, em 2023, reuniu pessoas de diferentes gerações para o show comemorativo “Diversão”.
O Curso Prime está na vanguarda da preparação para os vestibulares e ENEM! Não perca a oportunidade de se preparar com quem entende do assunto. Garanta já sua vaga para o segundo semestre e esteja um passo à frente na sua jornada rumo à universidade.