UEL anuncia disciplinas específicas para o Vestibular 2025
A UEL anunciou definições importantes relacionadas ao Vestibular UEL 2025. Uma das informações mais aguardadas são as disciplinas que serão cobradas nas provas específicas de cada curso. Para o curso de Medicina, por exemplo, as disciplinas de biologia, sociologia e língua portuguesa serão exigidas.
A equipe do curso Prime, em Londrina, analisou o edital e constatou que as disciplinas relacionadas a linguagens (literatura, língua portuguesa, redação e língua estrangeira) corresponderão a 50% da prova.
Sociologia será disciplina obrigatória para todos os cursos na prova específica, incluindo o novo curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA).
O Manual do Candidato 2024, que contem o conteúdo programático do concurso, será divulgado até o dia 1º de julho. Na edição 2025 do vestibular da UEL serão ofertadas 2.544 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações.
LEIA MAIS
Lista de obras literárias da UEL inclui disco dos Titãs
Inscrições e taxa
A inscrição para o vestibular UEL 2025 vai custar R$ 181,00. De acordo com Sandra Garcia, coordenadora de Processos Seletivos da UEL, o reajuste em relação ao ano passado - R$ 176,00 - foi necessário devido aos custos estimados para a realização do concurso.
As inscrições terão início no dia 18 de julho e somente serão efetivadas mediante o pagamento da taxa, que também pode ser realizado via PIX.
Outra novidade é que, para os cursos com concorrência igual ou menor a um candidato por vaga, a prova passa a ser classificatória. Desde que o candidato não tenha nota final zero, ele será classificado no Processo Seletivo Vestibular 2025.
Linguagens terão peso de quase 50% no vestibular UEL 2025
Marcia Chireia, orientadora de estudos do curso Prime, destaca que as linguagens terão um peso de quase 50% na prova de Medicina.
"É interessante observar que língua portuguesa e literatura farão parte da prova de múltipla escolha e das específicas, compondo 30% da nota do primeiro dia, 30% da redação e 40% das específicas. Portanto, gramática, literatura e interpretação de texto terão um peso muito relevante," explica.
Ela avalia que, no geral, a nova prova da UEL destaca a capacidade de analisar e avaliar criticamente proposições éticas, sociais, políticas e científicas. A redação não se limitará a um texto argumentativo, podendo incluir narrativas e exposições. Isso sugere que a prova será bastante interpretativa e exigirá habilidades de análise crítica.
Saiba mais
Com a mudança do formato aprovada em dezembro do ano passado, o Vestibular da UEL passará a ser em fase única, com dois dias de aplicação – nos dias 17 e 18 de novembro. As Provas de Conhecimentos Gerais e a Redação ocorrerão no primeiro dia, seguidas pela prova discursiva de Conhecimentos Específicos no segundo dia. As Provas de Habilidades Específicas (PHE) serão aplicadas antes, no dia 29 de setembro, somente para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música.
Com essas mudanças, a UEL busca tornar o processo seletivo mais inclusivo e abrangente, garantindo que os candidatos sejam avaliados de forma justa e criteriosa. É fundamental que os estudantes se preparem adequadamente, considerando o peso significativo das disciplinas de linguagens e a exigência de habilidades interpretativas e críticas.