Saiba os riscos do consumo de energéticos na adolescência

Você está no ensino médio ou no cursinho pré-vestibular e tem o hábito de consumir energéticos antes das aulas? Pois saiba que este costume pode causar malefícios à sua saúde a curto, médio e longo prazo. 

Aqui no Curso e no Colégio Prime notamos que o consumo de energéticos é cada vez mais recorrente entre os estudantes. Por isso, convidamos a nefrologista Juliana Romagnolli para explicar por que a ingestão diária dessas bebidas pode trazer malefícios a curto, médio e longo prazo.

A médica esclarece que a prática pode afetar a saúde dos rins e do coração. Essas bebidas possuem alto teor de cafeína, o que pode levar à insônia, arritmias, hipertensão e falência renal a longo prazo. Imagina o efeito de tudo isso em um corpo ainda em desenvolvimento, como o dos adolescentes?

Outro risco associado aos energéticos é que eles possuem alto teor de açúcar, o que pode levar, a médio prazo, ao desenvolvimento de diabetes, que é a doença do século.

Quanto menos açúcar for consumido melhor será nossa qualidade de vida, orienta Juliana.

LEIA MAIS

Quero fazer medicina, como planejar os estudos?

Beba água para ter saúde

Se você quer ter uma rotina mais saudável, a nefrologista Juliana Romagnolli dá uma dica de milhões: beba água!

Ela destaca que o consumo de líquidos é muito importante em todas as fases da vida. Afinal, nosso corpo possui 50% a 60% de água em sua composição. O líquido ideal para o consumo é a água, mas podemos lançar mão de chás e água saborizada eventualmente para suprir essa necessidade .

Você sabe qual a função da água no organismo?

Juliana destaca que a água no nosso organismo é responsável por:

  • Absorção de nutrientes.
  • Manutenção da saúde da pele.
  • Aumento da musculatura.
  • Regulação da temperatura corporal.
  • Regulação da pressão arterial. 

Se você ainda não tem o hábito de consumir água com regularidade, é hora de mudar essa rotina! Carregue sempre uma garrafinha com água e estabeleça alguns horários de consumo: pode ser antes ou depois das refeições, logo após acordar e antes de dormir. 

Substitua o consumo de energético por uma boa rotina

A orientadora de estudos Marcia Chiréia, do curso Prime, observa que quando o aluno precisa tomar muito energético ou muita café durante o dia, é sinal de que está muito cansado e busca mais energia nessas substâncias. 

Esta prática está relacionada a maus hábitos. Percebo que os alunos passam muito tempo em telas à noite e vão dormir muito tarde. Quando vão estudar, naturalmente sentem mais sono e acabam recorrendo aos energéticos pensando que o problema será resolvido, mas na verdade eles estão apenas camuflando a dificuldade, afirma.

Márcia também percebe que, na fase de preparação para o vestibular, muitos alunos abandonam a prática de atividades físicas alegando que vão perder tempo de estudos. Com um bom planejamento e uma rotina bem feita, como orientamos no curso e no colégio Prime, é possível incluir os exercícios no dia a dia para melhorar a disposição e, consequentemente, não precisar dos energéticos. 

O uso abusivo das bebidas energéticas sinaliza uma irresponsabilidade com o próprio organismo e ilustra uma questão do mundo moderno: como é tudo muito rápido, tudo ‘para agora’, os adolescentes não têm aquela paciência de fazer o que precisam. E tentam buscar a energia que lhes falta nestas bebidas, ao invés de buscar outros mecanismos para tirar um pouco do sono, como comer uma castanha ou lavar o rosto.

Nossa orientadora adverte que o desenvolvimento do hábito de estudos deve ocorrer aos poucos, sem prejudicar a saúde. 

O aluno precisa entender que quando está cansado, precisa descansar, ao invés de tomar bebidas energéticas. Percebo que esse hábito deixa os estudantes inquietos e sem paciência. A longo prazo, isso vai prejudicar a jornada de  estudos, avalia.

A dica da Marcia para reduzir o consumo desses produtos é construir uma rotina regrada, com horários estabelecidos para cada atividade do dia, ir para cama mais cedo e sem excesso de telas. São esses hábitos que vão garantir o descanso necessário ao cérebro e   gerar muito mais aproveitamento nos estudos. 

O aprendizado precisa do sono, então, não adianta ficar até tarde estudando para depois compensar com energéticos. O aluno vai jogar fora um tempo precioso em que poderia estar dormindo.