Quero fazer medicina, por onde começo a estudar?

Estudar para o vestibular de medicina é uma jornada longa e exigente, que impõr autoconhecimento e comprometimento. Se você decidiu que quer ser médico, certamente está cercado de dúvidas sobre como começar a estudar para realizar este sonho.  Quanto tempo de cursinho é necessário? Como enfrentar a concorrência? Não fiz o ensino médio “forte”, vou conseguir passar? 

Contar com um cursinho focado em medicina, com profissionais experientes, capacitados e capazes de te ensinar as mais eficientes metodologias de estudo é a melhor escolha para apoiar sua decisão. Isto porque ser aprovado em vestibulares de alto desempenho requer mais que saber os conteúdos, é preciso desenvolver comportamentos que te transformarão em um vestibulando apto a fazer provas com eficiência independentemente do grau de dificuldade. 

O Curso Prime, em Londrina, é pioneiro na oferta de curso extensivo pré-vestibular para formar alunos de alto rendimento. Somos campeões de aprovações porque oferecemos atendimento personalizado, focado nas necessidades dos alunos. No Prime os vestibulandos aprendem a estudar!

Nossas matrículas para o Extensivo 2023 estão abertas, mas as vagas são limitadas. Peça mais informações pelo nosso whatsapp. 

LEIA MAIS

Saiba por que o Prime é o melhor cursinho de Londrina

Vestibular de medicina: investimento a longo prazo

Estudar para o vestibular de medicina é um investimento a longo prazo. A equipe do Prime observa, com uma experiência de mais de dez anos na área, que são necessários, em média, três anos de estudos para conseguir aprovação. 

O início da jornada rumo à aprovação em medicina requer autoconhecimento para desenvolver a disciplina e a resiliência necessárias. O “medicineiro” deve ter consciência que o caminho é longo e que a aprendizagem vai além dos conteúdos. Com foco, organização, consciência e planejamento, é possível realizar o sonho da aprovação nas melhores universidades de medicina do Brasil.

Na jornada rumo à aprovação em medicina, é preciso definir seus objetivos: priorize as universidades de sua preferência e dedique-se a conhecer detalhes dos vestibulares destas instituições. Com a meta estabelecida, saiba identificar seus pontos fortes, o que precisa melhorar e como organizar seus estudos para dar conta dos desafios. Afinal, vestibular não é loteria! Perseverar para alcançar a aprovação é importante, assim como controlar a ansiedade e lidar com a frustração.

 Organize seus estudos

Um diferencial do Prime é a orientação de estudos para apoiar os estudantes no planejamento das metas e desenvolvimento das ferramentas necessárias para atingi-las. Não à toa, repetimos sempre que nosso objetivo é “ensinar a aprender”. É preciso que o estudante se torne autônomo no desenvolvimento das habilidades necessárias à aprovação.

Não adianta se enganar: para passar em medicina é preciso ter ótimo desempenho em todas as disciplinas. Se você está começando agora os seus estudos, não perca tempo estudando errado. A dica é criar um cronograma de estudos que inclui todas as matérias, considerando pontos fortes e os que precisam melhorar. Como o caminho é longo, esse cronograma precisa ser feito com antecedência e passar por novos planejamentos à medida que seus estudos avancem. 

Outra dica que os alunos do Prime não se cansam de ouvir: aprenda com os seus erros!  Quem quer passar em medicina precisa fazer simulados semanais para testar seus conhecimentos. São eles que vão apontar seus erros e indicar os próximos passos nos estudos Em média, conseguem aprovação os vestibulandos que apresentam aproveitamento de 85% nos simulados.  

Ansiedade é normal, mas não pode dominar

Provas são julgamentos, por isso, é normal que deixem os vestibulandos ansiosos. É normal sentir ansiedade, mas para ser bem sucedido nos estudos, o segredo é não se deixar dominar pelo sentimento. 

Para evitar o excesso de ansiedade, intercale sua rotina de estudos com atividades de lazer e exercícios físicos. E lembre-se: ser aprovado em medicina é o sonho de muitos, mas a realização dele depende de planejamento e muita dedicação.

 Quais são as habilidades emocionais desejadas para um estudante que quer medicina? 

  • Engajamento com os outros, relativo à capacidade de iniciar e manter relacionamentos interpessoais.
  • Assertividade, que é a capacidade de expressar ideias e pontos de vista de maneira clara, confortável, tranquila.
  • Entusiasmo, ou seja, ser genuíno na relação com os outros e consigo mesmo, mantendo interesse e dedicação às atividades com as quais se compromete.  
  • Amabilidade, que expressa-se por meio da consideração com as pessoas e envolve empatia, respeito e confiança. 
  • Resiliência emocional, que nada mais é do que a capacidade de superar adversidades, enfrentar e aprender com dificuldades e até mesmo se tornar mais forte após viver essas experiências.
  • Abertura ao novo, associada à curiosidade de aprender, se aprofundar, se interessar por novidades e pela vontade de se expressar por meio de diferentes linguagens.
  • Autogestão, que é a capacidade de gerenciar com autonomia os nossos compromissos e objetivos.

Comportamentos do estudante de alto desempenho

  • Foco em sala de aula e fora dela, sempre interessado em novos assuntos.
  • Age com responsabilidade e não procrastina.
  • Não se distrai.
  • É organizado.
  • Elabora e segue um planejamento de estudos adequado à sua realidade e rotina.
  • Tem autoconhecimento o suficiente para aprender com os erros, por meio de revisões constantes dos conteúdos para identificar as próprias fragilidades.