Lhama Lilica chega ao Colégio Prime e se torna a nova mascote da escola

O Colégio Prime em Londrina apresentou oficialmente sua nova mascote, a lhama Lilica, que rapidamente conquistou alunos, famílias e toda a comunidade escolar. A ideia de transformar Lilica em mascote surgiu de forma natural, já que ela é o pet de um dos diretores da escola, o biólogo Marcio Barbieri. 

“Assim como nossos alunos, a lhama é inteligente, sociável e resiliente. Ela representa nossos principais valores, como aprender em grupo, superar desafios e caminhar juntos em direção ao futuro”, destaca o diretor.

LEIA MAIS

Saiba como foi o evento exclusivo do Prime com o escritor Itamar Vieira Jr

Lilica foi escolhida para ser a mascote do Colégio Prime por sua docilidade e simpatia, criando empatia imediata com os alunos. Como o Prime é um colégio de alto desempenho, onde os estudantes enfrentam desafios constantes, momentos como este ajudam a regular as emoções e fortalecer vínculos afetivos. Além de participar de eventos e atividades escolares, Lilica também protagonizará conteúdos educativos e materiais personalizados da instituição.

No Brasil, lhama é animal doméstico

Mas o que levou o diretor do Prime  a escolher uma lhama como pet? Márcio conta que, inspirado pela avó, sempre gostou muito de animais. Ainda jovem, fez uma promessa a si mesmo: quando tivesse sua própria casa, teria todos os animais que quisesse. 

Ao se mudar para a chácara Arca de Noé, começou a reunir diferentes espécies. Inicialmente, ele tinha animais mais comuns. Com o tempo,  passou a se interessar por espécies exóticas, como as lhamas. “Sempre quis ter uma lhama porque são dóceis, imponentes e elegantes”, afirma.

No Brasil, as lhamas são consideradas animais domésticos. Exigem, entretanto, cuidados específicos, espaço amplo e áreas gramadas para garantir bem-estar. Pertencentes à família Camelidae, são conhecidas como os “camelos das Américas”, originárias dos Andes, especialmente do Peru, Bolívia e Argentina. São muito resilientes, capazes de enfrentar temperaturas extremas.

Márcio se tornou conhecido em Londrina por passear com Lilica por diferentes lugares. “Ela é meu pet, levo até ao shopping”, conta. Além disso, no perfil @marciobio no TikTok, onde tem 230 mil seguidores, ele mostra a rotina de Lilica e de outros animais, sempre com foco na educação ambiental: “Acredito que, se você conhece, não vai maltratar. Por isso, também trago sapos e outros animais para as aulas.”

Raio-x da Lilica:

Idade: 6 meses
Peso: 55 kg
Expectativa de vida: até 25 anos
Alimentação: vegetação e ração de cavalo
Cuidados: acompanhada por veterinário especializado em animais exóticos

Conheça o Prime

 

Se você quer estudar em uma escola diferente, venha conhecer o Colégio Prime. Nossa equipe está disponível para atendê-lo e mostrar todos os diferenciais da escola.