Vestibulares 2022/23: atitudes a longo prazo para vencer os desafios

Começou a temporada de vestibulares de 2022/2023! Os alunos do curso pré-vestibular  Prime, em Londrina, já passaram pela prova da PUCPR e se preparam para enfrentar o exame da Unioeste em julho, entre outros vestibulares de inverno. 

O início da maratona de provas traz junto a ansiedade, o nervosismo e a sensação de insegurança comum à essa etapa da vida. Mas se você faz cursinho no Prime, já sabe que se preparar para o vestibular e para o ENEM é um trabalho de médio e longo prazo. A temporada de provas está só começando e ainda dá tempo de adotar rotinas e comportamentos que vão te levar à aprovação. 

Por isso, convidamos a nossa orientadora de estudos, Silvia Miccoli, para explicar como organizar os estudos com foco nos vestibulares até 2023. 

LEIA MAIS

Saiba quais são as universidades com inscrições abertas para o vestibular de medicina

Dicas para organizar os estudos para os vestibulares 2022/2023

  • Estabeleça uma rotina de estudos planejada de acordo com a sua disponibilidade diária, considerando o horário das aulas do cursinho, as atividades com a família, o momento dos exercícios físicos e até cursos extras como inglês e cursos por matéria (CPMs).
  • Com os horários mapeados, crie uma rotina para adquirir o hábito de estudo. Se você acabou de terminar o ensino médio, ainda deve estar acostumado a estudar apenas na véspera da prova. No cursinho é diferente, a ideia é estudar todos os dias! E mesmo quem já está no cursinho há mais tempo, vale a dica: equilibre sua agenda de forma realista e aproveite seu tempo reservado para os estudos com responsabilidade e compromisso.
  • Estabeleceu a rotina? É hora de aprender a priorizar conteúdos a serem estudados. Com base no que você está aprendendo na sala de aula ou nos seus estudos individuais, faça o resgate da matéria sempre que enfrentar dificuldades para resolver um exercício ou compreender um tema. 
  • Mas, na prática, como fazer isso? Silvia usa um exemplo bem direto: se você estudou trigonometria há uma ou duas semanas, resolveu dez exercícios e percebeu que ainda tem dificuldades, entenda que esse conteúdo precisa ser resgatado porque o aprendizado não se concretizou. É chato, é cansativo, mas não existe solução fácil: a dica é estudar novamente e repetir os exercícios para que os conteúdos sejam efetivados.
  • Faça provas de vestibulares anteriores das universidades que você gostaria de passar. Seu resultado vai mostrar qual o perfil de estudante desejado pela instituição e sinalizar repertórios que ainda não estão consolidados no seu processo de aprendizagem. Há uma diferença muito grande, por exemplo, entre os perfis das provas da UEL (temática e relacional) e da UEM (conteúdista). Avalie qual o seu perfil e considere incluir na sua lista as universidades que se encaixam melhor nele. 
  • Estabeleça metas parciais, aqueles objetivos de curto prazo que te ajudam a atingir o objetivo final em etapas. Seus objetivos de curto prazo devem ser tangíveis,ou seja, proporcionais à etapa em que se encontra. Não adianta definir um prazo de 15 dias para atingir uma meta de assertividade de 100% nos exercícios de determinada disciplina se o aluno ainda tem dificuldades no conteúdo básico. Portanto, estabeleça uma meta mais baixa e vá aumentando conforme seu objetivo parcial for superado. 
  • Faça vestibulares de instituições que não são o seu objetivo final. Essa experiência funciona como uma avaliação paralela da sua performance e ainda ajuda a sentir como está o lado emocional na realização de uma prova real, com prazos e limites. Uma dica legal da Silvia: A UNILAGO é uma faculdade particular de São José do Rio Preto cujo vestibular é desenvolvido pela Cops, que faz o vestibular da UEL. É uma avaliação externa com características próprias da prova da UEL, que é o desejo de muitos alunos do Prime. 
  • Entenda: o processo de preparação para o vestibular é muito difícil, por isso, é preciso ter a humildade de reconhecer onde e como você está em cada etapa. Olhe para os seus erros com uma perspectiva positiva, uma oportunidade de identificar uma lacuna no seu repertório que pode ser vencida.
  • Mantenha-se fiel ao seu propósito com foco no objetivo final, pois só vive o propósito quem suporta o processo. Essa é uma etapa muito difícil, que envolve questões acadêmicas, de cunho emocional e também familiares. Afinal, a família é um porto seguro dos vestibulandos e quando ela não atua nessa conformidade, pode contaminar o processo do aluno e atrapalhar a evolução. 

Semana de vestibular: o que fazer?

Se você seguiu as dicas da Silvia e chegou na semana do vestibular, saiba que não há motivos para desespero. Pedimos para a nossa orientadora selecionar dicas gerais que podem ser aproveitadas por todos!

 1 – Nos estudos

  • Manter o ritmo dos estudos pode ser aliada para evitar a ansiedade na hora da prova;
  • Revisar assuntos conhecidos;
  • Nada de ver conteúdo novo ou aqueles que não se sabe;
  • Rever tópicos e anotações feitas em cadernos sobre assuntos recorrentes da prova;
  • Rever os aspectos estratégicos, já estabelecidos, sobre a técnica de redação que será cobrada;
  • Rever, também, os apontamentos sobre as obras literárias que serão cobradas;
  • Fugir das redes sociais, afinal, seus pares postarão comentários sobre a prova e, nem sempre, serão positivos.

2 – Combatendo a ansiedade

  • Procure desenvolver uma rotina de descanso, o cérebro precisa estar relaxado para poder manifestar os conhecimentos de acordo com a demanda:
  •  Realizar atividades divertidas, como assistir um filme, estar com a família ....;
  • Para os que têm o hábito da atividade física, permanecer com a rotina;
  • Atividades que promovam a abstração e concentração simultaneamente, por exemplo, quebra-cabeça, jardinagem, culinária, dança, etc.