Vestibular UEL 2022 terá mudanças na prova de redação, saiba quais são
A prova de redação terá mudanças importantes no Vestibular 2022 da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Nesta edição, poderão ser cobradas produções como resposta interpretativa, resposta argumentativa, resumo, comentário crítico. Será uma proposta diferente do vestibular 2021, quando a prova de redação da UEL pediu um texto argumentativo-dissertativo.
Para te ajudar a vencer esse desafio, o Curso Prime em Londrina vai oferecer um CPM exclusivo de redação para UEL. O curso será ministrado pela professora Marcia Chireia, a partir de 12 de janeiro de 2022, nas modalidades presencial e online. Ela é especialista em redação e linguagens e já adiantou umas dicas bem legais para os leitores do Blog do Prime.
Dicas da Marcia para a redação UEL 2022
A professora Marcia começou a conversa com um aviso: no vestibular UEL 2022, as provas de linguagens e redação terão um peso ainda maior que na edição anterior e, por isso, serão decisivas para quem vai prestar vestibular de alto desempenho, como Medicina.
LEIA MAIS
É hora de estudar redação e linguagens para a UEL
Outra dica bacana para os vestibulandos é consultar as edições da revista Diálogos Pedagógicos, publicada pela própria universidade e disponível no site da Cops. Na publicação, é possível observar as propostas relacionadas aos gêneros que podem ser cobrados e analisar como deve ser a construção dos textos avaliados com boas notas.
Quais os erros mais comuns na redação da UEL?
O erro mais comum dos candidatos ao vestibular da UEL na prova de redação é fugir do que é pedido ou tangenciar o tema. Para não cair nessa armadilha, a dica é ler e interpretar a proposta com atenção para entender a temática elaborada. Além disso, fique atento aos comandos da prova, avaliando os verbos usados no enunciado e produzindo seu texto com base no que está sendo solicitado: interprete, comente, resuma, dê sua opinião, entre outros exemplos.
Uma estratégia para não fugir do tema é observar que, em geral, a UEL parte de um tema amplo, mas faz uma delimitação clara. Por exemplo: violência contra a mulher (tema amplo) na escola (delimitação). Essa informação já é uma deixa para você saber que não deve falar da violência contra a mulher em outros contextos, a não ser que seja necessário para reforçar sua proposta principal.
E como eu aprendo a escrever redação para a UEL?
Fazer propostas de vestibulares anteriores, atentando aos gêneros que serão cobrados na edição atual, é um bom caminho para começar. Não adianta, porém, produzir textos em quantidade sem atentar para a qualidade. No CPM do Prime, você terá o feedback de corretores experientes que vão mostrar seus acertos e erros.
É preciso treinar para produzir uma redação que seja clara para qualquer leitor, inclusive aquele que não conhece o enunciado. E isso se aprende treinando e recebendo feedbacks.
Diferenciais do CPM de redação do Prime
O CPM de redação será focado nos gêneros pedidos no vestibular 2022 da UEL, com muitas propostas de vestibulares anteriores e também propostas inéditas. Todas as produções serão corrigidas, comentadas e poderão ser reescritas. Para Marcia, é mais importante que o aluno tenha oportunidade de refazer o texto com as correções identificadas do que passar para novos temas sem entender as próprias falhas.
Será ainda um curso com exercícios para que os alunos possam focar em habilidades onde apresentam dificuldades. O CPM de redação do Prime não vai se ater apenas ao que deve ser feito, mas principalmente ao “como fazer”.
Dica final do Prime
No seu planejamento de estudos, não deixe a produção da redação para o final. Separe um dia da semana para fazer e refazer redações com a cabeça descansada, assim conseguirá render mais. Entenda como usar os recursos linguísticos para atender a proposta da UEL, estudando conteúdos recorrentes de gramática.
E lembre-se: ainda dá tempo de se inscrever no CPM de redação do Prime, peça informações pelo whatsapp: (43) 3025-1020.