Vestibular UEL 2022: conteúdos de Biologia para você estudar na reta final
O que estudar em Biologia para o vestibular da UEL 2022? A prova da Universidade Estadual de Londrina será realizada em apenas um dia, em 6 de março, com 36 questões objetivas de conhecimentos gerais, entre elas Biologia. Faltando poucas semanas para a prova, a dica da equipe do Curso Prime é focar seus estudos nos conteúdos recorrentes, ou seja, os assuntos mais cobrados em provas de biologia do vestibular da UEL nos últimos anos.
Como saber quais os assuntos que mais caem na UEL? Para te ajudar, fizemos uma lista do que estudar em Biologia para o vestibular da Universidade Estadual de Londrina.
Conteúdos recorrentes de biologia para o vestibular da UEL
- Ecologia (impacto ambiental, cadeia alimentar, relações ecológicas, ciclos biogeoquímicos)
- Evolução (seleção natural e teorias evolutivas, convergência e divergência adaptativa, órgãos homólogos e órgãos análogos)
- Zoologia (fisiologia comparada)
- Doenças (parasitologia: verminoses e protozooses)
- Botânica: fisiologia vegetal (transpiração e trocas gasosas e hormônios vegetais)
- Genética: grupos sanguíneos, herança dos cromossomos sexuais, segunda lei de Mendel
- Fisiologia Humana: sistema endócrino).
Habilidades em biologia avaliadas pelo vestibular da UEL
Conhecer e entender conceitos básicos de biologia nos permite identificar todos os aspectos da saúde humana e animal, levando a entender como se relacionam o surgimento da vida, a formação dos primeiros seres vivos e a evolução. No vestibular, o candidato será avaliado pela capacidade de identificar os mecanismos biológicos e relacioná-los com fenômenos físicos e químicos naturais, assim como compreender o funcionamento das funções orgânicas básicas.
A Biologia pode favorecer também o desenvolvimento de modos de pensar e agir que permitam aos indivíduos situar-se no mundo e dele participarem de modo consciente e consequente. No vestibular da UEL, espera-se que os candidatos dominem a linguagem científica e suas representações, e que sejam capazes de investigar e compreender a natureza viva, seus fenômenos, componentes e interações. É esperado, ainda, que contextualizem socioculturalmente os conhecimentos científicos.
O que diz o Manual do Candidato do Vestibular 2022 da UEL
O Manual do Candidato do vestibular da UEL define que os candidatos saibam, dentro de cada conteúdo:
- Organização dos seres vivos: identificar e relacionar ideias sobre o surgimento da vida; caracterizar os primeiros sistemas vivos e os organismos atuais; utilizar critérios científicos para realizar a classificação dos animais e vegetais;
- Mecanismos biológicos: conhecer os processos celulares e os fenômenos físicos e químicos neles envolvidos; reconhecer os processos de divisão celular para a manutenção dos seres vivos; identificar componentes celulares relacionando-os à forma, função e ocorrência em células animais e vegetais; caracterizar as funções vitais básicas, realizadas por diferentes estruturas, órgãos e sistemas, bem como reconhecer as características dos organismos que permitem sua adaptação aos diferentes ambientes;
- Biodiversidade: compreender os conceitos de variabilidade genética e de biodiversidade; conhecer as relações ecológicas estabelecidas entre os seres vivos e o ambiente; compreender como se originam as características e os mecanismos biológicos; compreender as teorias científicas sobre a evolução das espécies; reconhecer a importância ecológica, evolutiva e econômica dos seres vivos e os aspectos éticos e ecológicos relacionados à exploração econômica de espécies; saúde.
- Hereditariedade e manipulação gênica: conhecer a estrutura molecular do material genético, suas funções e expressões; compreender os mecanismos de hereditariedade e conceitos relacionados; reconhecer o desenvolvimento científico da Genética e da Biologia Molecular, das tecnologias de manipulação do DNA e de clonagem, bem como aspectos éticos envolvidos na produção e aplicação do conhecimento científico e tecnológico nestas áreas.