Vestibular da UEL: Medicina é o curso mais concorrido na edição de 2022

O curso de Medicina é novamente o curso mais concorrido do Vestibular 2022 da UEL. Os vestibulandos que buscam essa carreira vão enfrentar uma concorrência de 217,85 candidatos por vaga no sistema universal. No total, vestibular para medicina recebeu  8754 inscrições. 

É uma concorrência altíssima, principalmente se compararmos com os outros cursos bem posicionados no ranking dos mais disputados da UEL. Depois de medicina, os cursos mais concorridos são Biomedicina, com 44,38 candidatos/vaga e Ciência da Computação, com 39,77. 

De acordo com informações da Cops, que organiza o vestibular da UEL, os cursos com maior número de inscritos são Medicina, com 8754 candidatos; Psicologia, com 1067 inscritos; e Direito Matutino, com 920. Esses dois últimos cursos oferecem 30 vagas e 40 vagas, respectivamente. Dessa forma, Psicologia terá 34,57 candidato/vaga e Direito Matutino, 22.

LEIA MAIS

Alunos Prime contam a experiência da aprovação na UEL

Concorrência não assusta o Prime

A alta concorrência para o vestibular de medicina não assusta a equipe do curso Prime! Afinal, somos campeões em aprovação e nossos números confirmam: na última temporada, totalizamos 132 aprovações, sendo 84 em medicina! 

Só na UEL, foram 36 aprovações nos cursos mais concorridos, sendo 5 em medicina! E não para por aí! Nossos alunos conquistaram o primeiro lugar em cursos como Biotecnologia, Direito e Engenharia Civil  na UEL. Somos campeões, também,em aprovações em universidades importantes como PUC e Unicesumar. 

A aprovação em vestibulares concorridos é uma verdadeira jornada e nós sabemos como conduzi-lo rumo ao sucesso. Se o seu sonho é fazer medicina, considere iniciar o curso pré-vestibular Extensivo do Prime. As matrículas estão abertas, peça mais informações pelo Whatsapp!

Como enfrentar os vestibulares de alta concorrência?

A orientadora de estudos do Prime, Silvia Miccoli, tem grande experiência na preparação de estudantes para vestibulares concorridos, como medicina, e analisa que os alunos que alcançam sucesso têm em comum uma característica inicial determinante: a coragem para sair da zona de conforto e enfrentar situações que nem sempre são agradáveis ou fáceis de lidar. 

A jornada rumo à aprovação exige que façamos muitas coisas que não gostamos e, para superar essa barreira, é preciso superação. O caminho é longo e tortuoso, por isso, para enfrentá-lo, você vai precisar de planejamento, rotina de estudos, estratégias individuais para cada matéria e muito autoconhecimento.

“O vestibulando de alto desempenho tem que entender, também, que os erros são grandes ferramentas de aprendizagem, pois nos dão informações importantes sobre onde estamos e onde queremos chegar”, destaca.

Silvia lembra que é mais fácil atingir sua meta quando você tem um propósito muito bem definido e sabe onde quer chegar. “É preciso ter vontade para refletir sobre tudo isso, superar a dor do desconforto e encarar dificuldades. É a vontade que dá sentido à caminhada e a torna firme e sustentável.”

Mais de 22 mil candidatos inscritos

De acordo com a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), ao todo 22.587 candidatos se inscreveram para o Vestibular 2022, que será realizado no próximo dia 6 de março, em fase única. Neste ano, a Universidade oferece 2.509 vagas, mais 616 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.125, em 52 cursos de graduação. A primeira convocação dos aprovados será divulgada em 19 de abril, ao meio-dia. As aulas terão início em agosto do próximo ano.

Do total de inscritos, 15.069 candidatos prestam exclusivamente pelo sistema universal e 5.876 candidatos concorrem na modalidade proveniente de escola pública. Outros 543 estudantes se inscreveram na modalidade negro independente do percurso; 1013 negro/escola pública e 86 candidatos optaram pela modalidade estudante com deficiência. O total de treineiros chegou a 1281.

Curiosidade: o candidato mais velho tem 84 anos e concorre ao curso de Medicina. O mais novo tem apenas 16 anos e prestará Engenharia Civil.

Como será a prova do vestibular da UEL

A primeira parte da prova apresentará 36 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais relacionados ao conteúdo do Ensino Médio; 10 de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, e quatro de Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês). A segunda etapa será composta pela prova redação, uma produção textual em prosa.