Suspensão dos vestibulares traz novas oportunidades de estudos

 

A notícia sobre a suspensão dos vestibulares da UEL, da UFPR e da Unesp, entre outros, pegou muitos estudantes de  surpresa e trouxe sentimentos de angústia, frustração e desmotivação. Afinal, na reta final para as provas, todos esperavam chegar ao fim da maratona de provas para descansar um pouco até receber os resultados. O cansaço é compreensível e você não precisa ficar culpado por se sentir dessa forma. Mas, para quem chegou até aqui e mantém o sonho de ser aprovado em medicina, a dica da equipe do curso Prime é enfática: está na hora de reprogramar os estudos e seguir em frente. O caminho será um pouco mais longo, mas traz também a oportunidade de estudar mais e estar mais preparado para as provas quando elas acontecerem. 

Mantenha a rotina 

A psicóloga Claudia Cantero, do Núcleo Evoluir, é parceira do curso Prime e conhece bem a rotina dos vestibulandos. Por isso, ela considera normal o sentimento de frustração e desmotivação enfrentado por muitos. Nossa vida é organizada em cima de metas e elas envolvem eventos com data marcada, como é o caso do vestibular. O que o estudante não pode esquecer é que o vestibular foi suspenso, mas vai acontecer em outra data. Por isso, uma boa forma de retomar os estudos é focar nas provas que já têm dia e hora para acontecer, como a UFPR. 

Se você já tem uma rotina estruturada de estudos, é importante mantê-la, mas com diminuição do ritmo. E se sua rotina está bagunçada, que tal aproveitar o aumento do prazo e organizá-la? Claudia sugere refletir sobre o que é possível mudar ou controlar e focar nesses aspectos. O que está fora do nosso alcance não pode ocupar toda a atenção. 

Aproveite para ver matérias atrasadas, mantenha as revisões dos conteúdos que você já domina e não esqueça de incluir na rotina os horários para prática de atividade física, sono, alimentação e lazer. Não pare, pois manter a normalidade vai manter sua motivação!

Dicas de estudo

A orientadora de estudos do Prime, Marcia Chireia, recomenda que os vestibulandos reprogramem os pensamentos e enxerguem que estão ganhando mais uma chance de estudar para o curso que sonham conseguir uma vaga na universidade. Ela reforça que é preciso manter a rotina dos estudos, mas diminuindo o ritmo, pois em breve, quando as novas datas forem anunciadas, será necessária nova arrancada rumo à aprovação no vestibular. 

Nas matérias em que você vai bem, faça provas e simulados. Escolha vestibulares com diferentes graus de dificuldade, separe um dia da semana para fazer essas provas e se auto avalie. Aproveite os simulados oferecidos pelo cursinho e continue se preparando para a situação real do vestibular. 

 Nas matérias com mais dificuldades, invista em reforçar os estudos ao invés de apenas se testar. Veja vídeo aulas, retome conteúdos e estude teorias para ser capaz de analisar suas dificuldades e superá-las.

E lembre-se: o caminho ficou mais longo, porém, traz novas oportunidades. O vestibular vai chegar e sua aprovação também!

Conheça o blog do Prime

Que tal aproveitar o tempo para ver mais dicas aqui no Blog do Prime? Temos conteúdos exclusivos para vestibulandos, feitos com o aval dos nossos professores e com base nos conteúdos recorrentes nos principais vestibulares. 

Obras literárias para UEL

BBB e xenofobia: repertório de redação

Cai no vestibular: como as vacinas funcionam

https://www.cursoprimelondrina.com.br/blog/vestibular-entenda-como-as-vacinas-funcionam

Conteúdos de Física para o vestibular da UEL

Saiba as origens do racismo na sociedade brasileira

Geografia: temas cobrados na UEL