Segunda fase da UEL exige leitura de diferentes gêneros literários
A segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) ocorre nos dias 2 e 3 de dezembro. Nesta fase, ocorrem as provas de língua portuguesa e literatura (esta última nas provas de conhecimento específico). O professor Rogério Mendonça, conhecido como Biti, ensina literatura no Prime e avisa: estar com as leituras em dia é o melhor caminho para obter bons resultados no exame.
Segundo ele, a prova de português, realizada no dia 2 para todos os candidatos, tem uma tendência de cobrar conteúdos sobre os livros de forma superficial. “Nesta prova, é importante conhecer o enredo, as características principais de cada obra e diferenciar os estilos”, avisa.
Já a prova específica, no dia 3, cobra o conteúdo das obras de forma mais profunda. “O candidato precisa saber sobre as alegorias e entender as metáforas sobre a leitura, não basta apenas ter lido”, considera.
Biti considera a seleção da UEL muito boa, com variedade de estilos, épocas e nacionalidades dos autores. São cinco narrativas, dois livros de poemas, um livro de crônicas e um de contos.
Conheça a lista completa:
A hora da estrela – Clarice Lispector
Alguma poesia – Carlos Drummond de Andrade
Vozes anoitecidas – Mia Couto
Amor de perdição – Camilo Castelo Branco
Clara dos Anjos – Lima Barreto
Comédia para se ler na escola – Luis Fernando Veríssimo
O demônio familiar – José de Alencar
O filho eterno – Cristovão Tezza
Poemas escolhidos de Gregório de Matos – Gregório de Matos
Quarenta dias – Maria Valéria Rezende