Saiba como será a avaliação da redação no ENEM 2022

As provas do ENEM 2022 serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. Se você faz cursinho no Prime, em Londrina, já sabe: a nota da redação no ENEM é decisiva para garantir uma vaga em cursos de alta concorrência, como medicina. Entender como sua redação será avaliada é o primeiro passo para fazer um texto nota 1000.

O ENEM avalia a redação dos candidatos com base em cinco competências, que estão detalhadas na Cartilha do Participante 2022.  A prova de redação exigirá do candidato a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. 

Na redação, você deverá defender um ponto de vista sobre o tema proposto. Atenção: sua opinião deve ser baseada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O ENEM exige o uso formal da língua portuguesa. É necessário, ainda, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto, que deve respeitar os direitos humanos.

LEIA MAIS

Saiba as situações que podem levar à nota zero no ENEM 

O que é um texto dissertativo-argumentativo

O texto do tipo dissertativo-argumentativo é aquele que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, com objetivo de influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. 

O texto é argumentativo porque defende um ponto de vista, uma opinião. E é dissertativo porque utiliza explicações para justificá-lo. Para convencer o leitor de que seu ponto de vista é acertado e relevante, o autor deve usar informações, fatos e opiniões expostos por um raciocínio coerente e consistente.

Saiba quais são as 5 competências exigidas na redação do ENEM 2022

Agora que você já sabe como é o tipo de texto cobrado na redação do ENEM, saiba quais são as competências avaliadas.

Competência 1: demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa 

A Competência 1 avalia se o participante domina a escrita formal da língua portuguesa, incluindo regras de ortografia e de acentuação gráfica que constam no atual Acordo Ortográfico. Além disso, o domínio da modalidade escrita formal será observado na adequação do seu texto em relação tanto às regras gramaticais quanto à construção sintática. 

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

O segundo aspecto a ser avaliado será a compreensão da proposta de redação, composta por um tema específico a ser desenvolvido na forma de texto dissertativo-argumentativo. É mais do que uma simples exposição de ideias, por isso, não elabore um texto apenas descritivo. É importante que você defenda um ponto de vista, que precisa estar relacionado ao tema definido na proposta. 

O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais o ponto de vista se organiza e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Por isso, é preciso

atender ao recorte temático definido para evitar tangencia-lo (abordar parcialmente o tema) ou, ainda pior, desenvolver um tema distinto do determinado pela proposta.

Outro aspecto avaliado na Competência 2 é a presença de repertório sociocultural, que se

configura como uma informação, um fato, uma citação ou uma experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta.

Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

A competência 3 avalia como o candidato seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista escolhido no texto. Por isso, sua redação deve apresentar uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática proposta. Será analisado, nesta competência, se o texto apresenta coerência e plausibilidade entre as ideias apresentadas. Para atender esse quesito, é importante fazer um planejamento prévio do texto, antes de iniciar a escrita, considerando:

  • Seleção de argumentos; 
  • Relação de sentido entre as partes do texto;
  • Progressão adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são, pouco a pouco, apresentadas de forma organizada;
  • Desenvolvimento dos argumentos, com a explicitação da relevância das ideias apresentadas para a defesa do ponto de vista definido.

Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Na competência 4, será avaliada a estruturação lógica e formal entre as partes da redação. Seu texto, portanto, deve apresentar relação entre frases e os parágrafos para que haja uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias. Uma dica importante é articular as ideias por meio de recursos coesivos, em especial operadores argumentativos, que são os principais termos responsáveis pelas relações semânticas construídas ao longo do texto dissertativo-argumentativo. Entre os exemplos mais comuns, citamos:

  • Relações de igualdade - assim como, outrossim;
  • Relações de adversidade - entretanto, porém;
  • Relações, de causa e consequência: - por isso, assim;
  • Relações, de conclusão - enfim, portanto.

Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Na conclusão da sua redação do ENEM, você deve sugerir uma iniciativa  para enfrentar o problema proposto, demonstrando preparo para exercitar a cidadania, sempre respeitando os direitos humanos. Para isso, deve usar os conhecimentos desenvolvidos ao longo de sua formação para a produção de um texto no qual, além de se posicionar de maneira crítica e argumentar a favor de um ponto de vista, indique uma iniciativa concreta que interfira no problema discutido em sua redação. Além da intervenção para solucionar o problema, é preciso propor como isso será feito, destacando qual âmbito será responsável pela execução: individual, familiar, comunitário, social, político ou governamental. Por fim, você deve determinar o meio de execução da ação e o seu efeito ou a sua finalidade.

Saiba como serão as provas do ENEM 2022

As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de ENEM, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.

O exame terá quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame (dia 13), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep até o terceiro dia útil após a última prova.