Quero passar no vestibular, preciso estudar nas férias?
Com o término do primeiro semestre, chegou a hora de avaliar os resultados dos seus estudos e planejar os próximos passos rumo à aprovação no vestibular e no Enem. Sabemos que todos estão ansiosos pelas férias, mas atenção: para ingressar em cursos concorridos, como Medicina, alcançar pelo menos 75% de acertos nos simulados é fundamental.
Por isso, a dica da Márcia Chiréia, orientadora de estudos do Curso Prime em Londrina, é clara: se o seu objetivo é ser aprovado em cursos de alto desempenho, reservar tempo para estudar durante as férias é essencial.
E se você é aluno do Prime, já deve ter ouvido que milagres não acontecem quando se trata de preparação para o vestibular. É preciso decidir entre conforto e progresso!
Descanso é fundamental
Durante as férias, o Prime incentiva seus alunos a dedicarem mais tempo às atividades de lazer, essencial para recarregar as energias, considerando que no segundo semestre, com a proximidade das provas, o ritmo é mais intenso.
Porém, não dá para simplesmente fechar os cadernos e curtir a vida. "É hora de estudar e se reorganizar para enfrentar as dificuldades. Não basta assistir a videoaulas, é necessário praticar muito e fazer exercícios. Lembre-se, a constância nos estudos é mais eficaz do que a intensidade", aconselha Márcia.
Dicas da Márcia para estudar nas férias
- Escolha o que estudar, pois não é possível revisar tudo em apenas duas semanas.
- Pode acordar mais tarde, afinal, você está de férias! Mas não faça "corpo mole" diante dos desafios.
- Descanse aos sábados e domingos, pois o segundo semestre será puxado.
- Elabore um cronograma de estudos: baseie-se nos resultados dos simulados, focando nas disciplinas que requerem mais atenção.
- Evite fazer provas de vestibulares anteriores de os acertos nos simulados estiverem abaixo de 75%. Neste caso, analise os erros com base nos conteúdos mais cobrados e escolha até três disciplinas mais problemáticas para estudar com mais afinco.
- Estude de verdade: foque nos conteúdos recorrentes, assista a aulas no YouTube, leia teoria e pratique exercícios.
- Atualize suas redações atrasadas e reescreva aquelas que obtiveram notas baixas.
- Treine a resolução de questões abertas, utilizando as folhas de exercícios sugeridas pelos professores.
Sugestão de Cronograma
- Manhã: Duas disciplinas (separe os conteúdos por professor)
- Tarde: Duas disciplinas (separe os conteúdos por professor)
- Foco diário: Disciplinas com maior dificuldade
Lembre-se: não se sobrecarregue nas férias. Dê ao corpo e ao cérebro o tempo necessário para desestressar. Invista em lazer e atividades de que gosta para recarregar as energias para o segundo semestre.
O período após as férias é mais do que suficiente para a preparação. No entanto, a hora de agir é agora. Quem vence é quem persiste, apesar das dificuldades.