O que são habilidades socioemocionais e como elas ajudam no vestibular?

Quando o assunto é “passar no vestibular”, cada vez mais temos certeza sobre a importância de desenvolver e aprimorar as chamadas habilidades socioemocionais como estratégia para os estudos e também para lidar com as adversidades impostas nesse período da vida. Qual o vestibulando que nunca sentiu desânimo, frustração e vontade de desistir diante de um conteúdo difícil, um resultado abaixo do esperado e a tão temida reprovação? 

Com o desenvolvimento das chamadas habilidades socioemocionais, essas adversidades podem ser enfrentadas com mais tranquilidade. No curso Prime, oferecemos mentoria focada no desenvolvimento de técnicas de estudos e do autoconhecimento necessários para a aprovação no vestibular. Afinal, um bom rendimento e uma boa evolução pedagógica têm como fundamento a cognição aliada às habilidades socioemocionais. Mas você sabe quais são elas? 

Para explicar o que são essas habilidades, convidamos nossa mentora e orientadora de  estudos Sílvia Miccoli. Ela chama atenção para o fato de vivermos em um mundo incerto, ambíguo  e complexo. Neste contexto, vale observar  que algumas pessoas passam por turbulências, mas conseguem extrair uma vivência interessante apesar dos problemas. “São pessoas com habilidades socioemocionais bastante refinadas”, afirma. 

Habilidades sociais e emocionais

Na origem das palavras é possível aprender muito sobre as habilidades socioemocionais. Habilidade, por exemplo, significa capacidade, algo inerente a todos nós, que podemos aprender e aperfeiçoar durante a vida inteira. Na fase escolar, essa tarefa é mais fácil, mas nada impede que os adultos o façam. 

Já o termo “social” diz respeito ao relacionamento dos indivíduos entre si, na família, no trabalho, na escola e na sociedade em geral. Por fim, o conceito “emocional” tem a ver com sentimentos e sensibilidades, também inerentes a todos os seres humanos, inclusive emoções incômodas que não queremos nomear. 

“Habilidades socioemocionais, por sua vez, dizem respeito a capacidades individuais de sentir, pensar e reagir de acordo com nossas emoções, principalmente no convívio social”, explica. Elas têm relação com o autoconhecimento, ou seja, saber reconhecer como reagimos diante de diferentes situações. 

O que a ciência diz sobre autoconhecimento?

A ciência nos diz que habilidades socioemocionais não são inatas ou fixas. Elas não nascem com as pessoas, mas são desenvolvidas no decorrer da vida, principalmente durante a vida escolar. Nada impede, porém, que adultos a desenvolvam. 

“Vestibulandos vão lembrar com facilidade do convívio escolar na fase do ensino fundamental, quando, muitas vezes, fazemos amigos que permanecem por toda a vida. Esse convívio social  é desenvolvido e estabelecido por meio das habilidades socioemocionais”, exemplifica. 

Quais são as habilidades socioemocionais?

Sílvia explica que o Instituto Ayrton Senna divide as habilidades em cinco grandes grupos. São eles:

1 - Engajamento com os outros.

2 - Amabilidade.

3 - Resiliência emocional.

4 - Autogestão: autoconhecimento que vai dar para o vestibulando a metacognição.

5 - Abertura ao novo.

Cada um desses agrupamentos tem características específicas, que detalharemos em novos conteúdos no Blog do Prime. 

Conheça Sílvia Miccoli