Live do Prime traz dicas para prova de redação do vestibular UEL 2023
Vai fazer a segunda fase do vestibular 2023 da UEL? Então é hora de aperfeiçoar a redação! Quem está concorrendo a cursos de alto desempenho, como medicina, certamente terá mais chances de conquistar uma vaga com uma boa nota nesta prova.
É claro que o curso Prime Londrina vai te ajudar a conquistar a sonhada nota MÁXIMA! No dia 27 de março de 2023, às 19 horas, nossas professoras Marcia Chiréia e Jennifer Manain farão uma super live no Instagram com tudo que você precisa saber sobre a prova de redação da UEL.
Acesse o link e saiba como participar.
Saiba o que esperar da redação no vestibular UEL 2023
Para aquecer os vestibulandos antes da live do Prime, pedimos às nossas professoras algumas dicas sobre o que esperar da redação no vestibular UEL 2023.
Lembre-se: a prova de redação será no dia 2 de abril de 2023. Nesta edição, a UEL vai cobrar 2, 3 ou 4 textos a serem produzidos em prosa, conforme as instruções do exame.
A universidade orienta que o candidato leia atentamente o enunciado e os textos que servirão de base para a sua resposta. Os textos/respostas produzidos deverão ser de acordo com a norma padrão do português brasileiro, salvo se o enunciado da questão propuser algo específico.
O candidato será avaliado quanto às capacidades de analisar, resumir, comentar, comparar, criticar e completar, entre outros critérios, um texto verbal ou não verbal. Aspectos discursivos, textuais, estruturais e normativos serão levados em conta na respectiva avaliação.
Na prova da UEL, um dos erros mais comuns é fugir do que é pedido ou tangenciar o tema. Para não cometer esse erro, leia e interprete a proposta com atenção para entender a temática elaborada.
Outra dica importante é prestar atenção aos comandos da prova, avaliando os verbos usados no enunciado e produzindo seu texto com base no que está sendo solicitado: interprete, comente, resuma, dê sua opinião, entre outros exemplos.
Dicas para treinar a redação na reta final
Ainda dá tempo de treinar a redação da UEL fazendo propostas de vestibulares anteriores, atentando aos gêneros que serão cobrados na edição atual. Busque um feedback de corretores experientes para entender seus acertos e erros.
É preciso treinar para produzir uma redação que seja clara para qualquer leitor, inclusive aquele que não conhece o enunciado. E isso se aprende treinando e recebendo feedbacks.
Atenção: não utilize o estilo desenvolvido para a redação do ENEM na prova da UEL. A banca examinadora do vestibular aprecia a concisão e a objetividade, valorizando habilidades como refletir, analisar, comentar, resumir e completar, sempre expressas em textos curtos de no máximo 15 linhas.
Outra dica bacana para os vestibulandos é consultar as edições da revista Diálogos Pedagógicos, publicada pela própria universidade e disponível no site da Cops. Na publicação, é possível observar as propostas relacionadas aos gêneros que podem ser cobrados e analisar como deve ser a construção dos textos avaliados com boas notas.
No seu planejamento de estudos, não deixe a produção da redação para o final. Separe um dia da semana para fazer e refazer redações com a cabeça descansada, assim conseguirá render mais. Entenda como usar os recursos linguísticos para atender a proposta da UEL, estudando conteúdos recorrentes de gramática.
BOA PROVA!