Habilidades socioemocionais ajudam a enfrentar desafios do vestibular
O desenvolvimento e o aprimoramento das habilidades socioemocionais é fundamental para os estudantes que buscam aprovação em vestibulares de alto desempenho, como medicina. Tais habilidades são importantes para enfrentar com mais tranquilidade as adversidades impostas pelo período de preparação para provas e exames.
A mentora e orientadora de estudos do curso Prime, Sílvia Miccoli, busca o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos do cursinho, com o objetivo de torná-los mais aptos a superarem os desafios da preparação para o vestibular.
Saiba quais são as principais habilidades socioemocionais e como elas podem impactar na sua jornada rumo à conquista de uma vaga na universidade.
Engajamento com os outros
Essa habilidade diz respeito à maneira como nos relacionamos com o outro e com um grupo, com intenção de construir uma relação genuinamente positiva, expressa na nossa capacidade de dedicar-se à relação. A habilidade de “engajamento com os outros” é relativa ao relacionamento interpessoal e se forma por meio de competências estruturantes como:
Iniciativa social: permitir-se estar com o outro com disponibilidade de se conectar por meio do “olho no olho”. Expressa-se, por exemplo, na capacidade de iniciar, manter e finalizar uma conversa de forma educada e cordial.
Assertividade: capacidade de expressar ideias e pontos de vista de maneira clara, confortável, tranquila, mesmo que seja para falar de sentimentos não muito positivos ou em situações não confortáveis. Tal habilidade inclui também a aptidão para reconhecer os próprios interesses e necessidades, assim como do outro, e ser capaz de se defender, quando necessário, de forma assertiva.
Entusiasmo: diz respeito a ser genuíno na relação com os outros e consigo mesmo, mantendo interesse e dedicação às atividades com as quais se compromete.
No vestibular - a habilidade de engajar-se com os outros vai ajudar o vestibulando a pedir e receber ajuda nos momentos mais desafiadores.
Amabilidade
Essa habilidade expressa-se por meio da consideração com as pessoas, o que envolve tratar bem o outro, compreender suas histórias e colocar-se no lugar delas, compreendendo sua cultura de origem, como foi educado e formado. A amabilidade tem três competências estruturantes:
Empatia: significa colocar-se no lugar do outro para compreender o que ele está sentindo com base em sua história e sua cultura.
Respeito: considerar os indivíduos com quem nos relacionamos como humanos assim como nós somos. Dessa forma, estaremos mais aptos a tratá-los com respeito, dignidade, atenção e acolhimento, compreendendo que eles têm crenças e tradições próprias e também direitos.
Confiança: acreditar no outro com compreensão, inclusive para entender as intenções das pessoas com quem nos relacionamos e as nossas próprias, quando algo dá errado.
No vestibular - essa competência tem a ver com manter a confiança em si próprio e nos outros mesmo quando algo não acontece exatamente como esperamos. Além disso, é a amabilidade que nos leva a respeitar nossos professores como pessoas experientes e que estão no cursinho para ajudar na realização do sonho de passar no vestibular.
Resiliência Emocional
É a capacidade de superar adversidades. Na física, é a capacidade que alguns corpos têm de sofrer uma tensão e voltar à forma original sem deformações permanentes. Outra analogia possível é a da árvore alta e fina que balança com o vento, mas volta ao seu estado original ao fim da tempestade.
A resiliência emocional está relacionada à capacidade de superar adversidades, enfrentar e aprender com dificuldades e até mesmo se tornar mais forte após viver essas experiências.
As competência estruturantes são:
Tolerância ao estresse: associada à ansiedade e à sensação de medo/pavor quando antecipamos que algo ruim pode acontecer. Esses sentimentos são experimentados em eventos em que prevemos riscos, ou quando sofremos desgastes emocionais. Ser tolerante ao estresse é compreender que situações desafiadoras podem acontecer e desenvolver instrumentos e ferramentas pessoais para lidar com a situação.
Tolerância à frustração: associada à raiva e a capacidade de lidar com esse sentimento que orienta comportamentos emocionais impulsivos, com estratégias pessoais eficientes.
Autoconfiança: é a capacidade de acreditar em resultados positivos, mesmo quando nos sentimos tristes por não termos alcançado determinados objetivos. A autoconfiança ajuda a entender que podemos superar as falhas e focar nos resultados, lembrando que somos capazes de avançar aprendendo com os erros.
No vestibular - a resiliência emocional ajuda a dedicar-nos aos desafios com qualidade e sem ansiedade, compreendendo que há um tempo específico para superar cada problema. Também nos leva a entender as próprias frustrações - inclusive a de não passar no vestibular “dessa vez” - e colabora no enfrentamento desses sentimentos sem raiva e impulsividade.
Abertura ao novo
Habilidade associada à curiosidade de aprender, se aprofundar, se interessar por novidades e pela vontade de se expressar por meio de diferentes linguagens. Na pandemia, por exemplo, diz respeito às pessoas que compreenderam que é uma situação que foge do nosso controle, mas à qual é possível se adaptar com criatividade. As competências estruturantes são:
Curiosidade para aprender: não desistir quando nos deparamos com algo complexo no cursinho, por exemplo, mesmo que demande mais conhecimentos e aprofundamento.
Imaginação criativa: relacionada ao aprendizado na medida em que montamos esquemas para traduzir o que o professor está ensinando, absorvendo e fixando a essência do conteúdo.
Interesse artístico: capacidade de criar sempre e inclusive criar conhecimento, sem medo do novo.
No vestibular - a habilidade de “abertura ao novo” nos ajuda a ter flexibilidade para lidar com situações desafiadoras e incertas, que não conhecemos, mas teremos que enfrentar.
Autogestão
É a capacidade de gerir os nossos compromissos e objetivos. Relaciona-se também com o comprometimento com os desejos e como estabelecemos um processo ativo para alcançar uma meta, estabelecendo prioridades. Por fim, tem a ver com a preparação para realizar um compromisso assumido por nós mesmos.
A autogestão é uma característica de pessoas organizadas, responsáveis, esforçadas, autônomas, conscientes e eficientes - algo fundamental para o estudante de pré-vestibular. Tal habilidade nos traz consciência sobre a necessidade de estudar com disciplina, em local organizado e com autonomia, não cede aos rompantes emocionais quando encontro dificuldades e me frustro, pois sou orientado por meus objetivos.
Traz o conhecimento que precisamos ter sobre nós mesmos para desenvolver a metacognição, ou seja, a capacidade de refletir e direcionar nossa visão sobre determinados assuntos, por meio do exame de pensamentos, para entender como surgem e como se estruturaram, aumentando a capacidade de aprender novos conteúdos.
A metacognição é central nos processos de aprendizagem pois envolve análise crítica e resolução efetiva e criativa de problemas. É um campo de estudos relacionado à consciência e ao automonitoramento de pensamento. É uma habilidade importante no processo de entender como “aprendemos a aprender” e na escolha dos recursos que vamos usar no processo de aprendizagem, sejam eles visuais, auditivos ou cinestésicos.