Enem 2023: dicas para fazer uma boa redação sobre qualquer tema

Com a proximidade do ENEM 2023, é normal tentar adivinhar qual será o tema cobrado na redação. Aqui no Curso Prime, o primeiro especializado em medicina em Londrina, a gente prepara os alunos para desenvolverem redações sobre qualquer assunto, mesmo quando não possuem muitas informações sobre o tema.

Porém, como a curiosidade é grande, perguntamos à professora de redação Jennifer Manarin alguns temas possíveis de serem cobrados na prova. Para ela, inteligência artificial, violência contra mulheres e crianças e violência nas escolas são alguns assuntos em alta que podem aparecer na prova. 

Mas é claro que o tema proposto pode ser muito diferente, por isso, ela lembra que o aluno precisa estar preparado para escrever sobre qualquer eixo temático. Se ao abrir a prova, você descobrir que não sabe nada sobre o tema, não se desespere! “O primeiro passo é ler a proposta com tranquilidade e interpretá-la”, explica Jennifer. 

Outra dica é  identificar os desafios e buscar a resposta na coletânea de textos. Tenha um olhar atento aos dados apresentados. Estatísticas, gráficos e pesquisas sempre oferecem muitas informações. Fique atento, também, aos exemplos citados nos textos e entenda o que eles ensinam sobre o tema.

Lembre-se: O ENEM 2023 será realizado em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Nos dois dias, os portões fecham pontualmente às 13 horas!

No dia 5 de novembro, primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. 

No segundo dia, 12 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. 

10 dicas para fazer uma boa redação no ENEM

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aborda, a cada ano, temas de ordem social, científica, cultural ou política. Na prova de redação, os estudantes precisam escrever um texto dissertativo-argumentativo e defender um ponto de vista – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Além disso, os candidatos precisam elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

A professora Jennifer fez uma lista com dez dicas para fazer uma boa redação, acompanhe:

  1. O ENEM cobra uma redação com estrutura de texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
  2. Na sua proposta de intervenção, respeite os os direitos humanos.
  3. Escreva em letra legível.
  4. Não escreva menos de sete linhas e, se possível ,atinja o limite de 30 linhas proposto na prova. 
  5. Use uma linguagem clara e simples.
  6. Escreva o texto baseado em uma tese.
  7. Deixe claro o tema da redação na introdução do texto.
  8. Não copie trechos da coletânea de textos proposta na prova. O ideal é parafrasear as ideias, aproveitando o material para desenvolver relações de causa e consequência.
  9. Não precisa colocar título na redação do ENEM.
  10.  Não escreva frases muito longas e evite parágrafos com uma frase só.

LEIA MAIS

Saiba quais são as competências avaliadas da redação do ENEM

Situações que podem levar à nota zero na redação do ENEM

Confira os temas de redação cobrados em todas as edições do Enem

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional (Enem regular)

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana (Enem regular) e Ajuda humanitária (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (Enem regular) e Cultura e mudança social (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI (Enem regular) e O grupo fortalece o indivíduo? (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (Enem regular) e Cooperativismo como alternativa social (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil (Enem regular), O que o fenômeno social dos “rolezinhos” representa? (Enem PPL e reaplicação), Alternativas para a escassez de água no Brasil” (Terceira aplicação)

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (Enem regular) e O histórico desafio de se valorizar o professor (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (Enem regular primeira aplicação), Caminhos para combater o racismo no Brasil (Enem regular segunda aplicação) e Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil (Enem regular) e Consequências da busca padrões de beleza idealizados (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (Enem regular) e Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil (Enem regular) e Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2021: Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (Enem regular) e Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil (Enem regular) e Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil (Enem PPL e reaplicação)