Dicas de química do curso Prime para quem quer passar no vestibular de medicina
Quem quer passar em medicina nas universidades estaduais e federais já sabe que vai enfrentar uma enorme concorrência. Neste contexto, é preciso ter uma média elevada em todas as matérias para alcançar a aprovação. Em química não é diferente!
“O vestibulando não pode se dar ao luxo de excluir do estudo certas matérias que podem ser o diferencial em sua prova. É imprescindível ter o conhecimento de todo conteúdo”, avisa o professor Batyras, do curso Prime de Londrina, o primeiro curso pré-vestibular especializado em medicina na cidade.
Ele promove até o dia 26 de setembro, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 21 horas, um completo CPM de Química. No curso, Batyras vai abordar as principais teorias da Química, com base nos conteúdos que geram mais dificuldades dos alunos. “Desta forma, estaremos dando a chance aos alunos revisarem as matérias mais exigentes na teoria”, antecipa.
Mas é claro que o curso também terá resolução de exercícios direcionados para complementar as habilidades teóricas. A cada semana, o professor envia uma lista com 15 a 20 testes de temas recorrentes em vestibulares importantes como UEL, UFPR e Enem.
“Há muitos anos desenvolvemos um CPM de Química para ajudar os alunos em suas dificuldades, com possibilidade de revisar os principais assuntos abordados nos vestibulares de maior interesse. Isso tudo contribui para o aluno ter mais segurança ao realizar sua prova, pois abordamos a teoria no quadro com a possibilidade de tirar as dúvidas.”
Conteúdos de química que todo vestibulando precisa saber
O vestibulando de Medicina tem que ser eficiente em química no geral, mas tem algumas matérias que devem receber mais atenção. São elas:
- Polaridade das substâncias associada às forças intermoleculares com as propriedades físicas.
- Tabela periódica associada às ligações químicas.
- Reações químicas de oxirredução associadas a pilhas e eletrólise.
- Cinética química e os fatores que alteram a rapidez de reação.
- Equilíbrio químico molecular e iônico, e os fatores que deslocam o equilíbrio.
- Cálculo da variação de calor de uma transformação física e de reação química.
- Cálculo químico associado a teoria atômico molecular.
- Isomeria plana e espacial.
- Algumas reações orgânicas.
Dicas do Batyras para estudar química
No estudo da Química, existem conceitos básicos que não se pode deixar de lado quando buscamos a aprovação em cursos que envolvem áreas biológicas. Muitas matérias formam a base fundamental para a resolução de conteúdos mais específicos que serão abordados ao longo da jornada do vestibulando e devem ser aprendidos ou revisados logo no início.
Quando estes temas não recebem a devida atenção, acabam contribuindo para o erro de outras matérias. Por isso, não deixe para aprender depois assuntos como a tabela periódica e suas propriedades, cálculo do nox, funções inorgânicas com suas propriedades e características, teoria atômico molecular, polaridade de moléculas e de substâncias, reações químicas, e as funções orgânicas e suas propriedades.
Batyras destaca que tais temas não são cobrados de forma direta, por isso o aluno tende a deixar de lado em seus estudos, levando assim a uma deficiência em teoria para as matérias mais exigentes e que necessitam desses conceitos,como cálculos estequiométricos, reações de oxirredução, cálculo das concentrações das soluções, cálculo de pH e pOH, cálculo das constantes de equilíbrio, isomeria plana e espacial, dentre outras. Os conteúdos básicos são fundamentais e devem estar na memória sem falhas.
Como estudar química para passar em medicina?
Além dos conceitos já citados, o aluno que pretende ser aprovado em medicina deve focar nas questões semelhantes às propostas pela banca examinadora da universidade que pretende cursar.
Uma dica importante é buscar resolver o maior número de testes possíveis de matérias que são recorrentes e não esquecer aquelas que são menos recorrentes, porém, importantes na química.
Se o vestibular exige provas discursivas, deve-se treinar a redação de cada questão, seja de química, biologia ou sociologia, para que se tenha objetividade nas respostas, evitando desorganização, redundância, excessos desnecessários de respostas que não contribuem para a assertiva da resposta.
Já deu para perceber que o CPM de Química será fundamental, né? Não perca tempo, ainda dá tempo de se matricular. Fale com o Prime pelo whatsapp e reserve sua vaga!