Das aulas de química para o Youtube
O professor de química Ricardo Marx, do curso Prime em Londrina, faz parte do seleto grupo dos edutubers, um grupo de youtubers que se destaca por usar a plataforma de vídeos online para ampliar o acesso à educação. Mais conhecido nas redes sociais como professor Marx, ele mantém o canal Mundo da Química, que utiliza para democratizar o acesso aos conteúdos de ensino médio para estudantes de todo o Brasil.
A popularidade do educador em um universo de milhares de seguidores rendeu o convite para participar, pelo segundo ano, do Encontro Nacional do Youtube Edu, no Rio de Janeiro, evento promovido pelo Youtube cujo objetivo é reunir educadores que utilizam a plataforma para disseminar conhecimento.
Marx conta que começou a postar resoluções de exercícios no Youtube para atender pedidos de alunos que o procuravam depois da aula para resolver dúvidas. “Como eram as mesmas explicações para alunos diferentes, comecei a usar vídeos para atender a todos”, diz. O tempo passou e ele começou a perceber que tinha mais seguidores do que a quantidade de alunos para quem dava aulas presenciais. “Era despretensioso, mas cresceu. Os estudantes começaram a pedir para eu aparecer e assim o canal se configurou”, relata ele, que hoje recebe apoio de um gerente do Youtube para gravar os vídeos. Tudo é feito em parceria com a esposa, a empreendedora digital Patrícia Marx.
Além do canal Mundo da Química, ele mantém a plataforma de cursos www.professormarx.com.br , onde oferece cursos de química com conteúdo de ensino médio. “É uma experiência incrível. Pela internet consigo chegar a locais muito distantes, já tive aluno de um vilarejo da Amazônia estudando comigo. Fico feliz por desmistificar o estudo da química”, relata.
As ideias de Marx também estão no imaginário dos estudantes através da música “Batidão da Estequiometria”, que foi selecionada pelo concurso Formula Songs, da Sprite, para ajudar alunos inscritos no ENEM.
No Prime, o professor Marx utiliza as tecnologias de forma ainda mais direcionada. Além de responder dúvidas que surgem em sala de aula no canal, também tem uma lista de transmissão no whatsapp por onde encaminha dicas e resoluções de exercícios. “É um atendimento personalizado que só a tecnologia permite”, diz.