Confira a nova lista de obras literárias da UEL
Para acessar a lista de livros da UEL para 2023 e 2024, acesse aqui.
Tem novidade no próximo vestibular da UEL! A universidade divulgou a nova lista de obras literárias que será exigida nos vestibulares 2021 e 2022. A lista reúne 10 autores e é sugerida a cada dois anos com o objetivo de orientar os vestibulandos a realizarem as leituras com antecedência.
Quem vai fazer vestibulares de alto desempenho, como medicina, sabe que um bom resultado na prova de língua portuguesa pode ser decisivo na aprovação. Aqui no cursinho Prime, nossa equipe de professores já iniciou o estudo dos novos livros.
O professor Biti avisa que, na nova lista, permanecem três obras dos dois últimos vestibulares: Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco; Clara dos Anjos (Lima Barreto) e Poemas escolhidos de Gregório de Matos. Entre as novidades, além de autores clássicos da Língua Portuguesa, a lista reúne autores contemporâneos, como a brasileira Luci Collin e o angolano José Eduardo Agualusa, e também os já falecidos Carolina Maria de Jesus, Gianfrancesco Guarnieri e Moacyr Scliar.
Diversos gêneros literários foram contemplados pela nova lista da UEL, entre eles romance, poema, contos, crônica e peça de teatro. Uma novidade é a introdução de um autor africano que escreve em português, o angolano Agualusa. Alguns livros já estão em domínio público e encontram-se disponíveis para download.
Confira a lista:
'A palavra algo' - Luci Collin (Iluminuras, 2016)
'Amor de perdição' - Camilo Castelo Branco (Melhoramentos, 2013)
'Casa de pensão' - Aluísio Azevedo (Martin Claret, 2013)
'Clara dos Anjos' - Lima Barreto (Martin Claret, 2011)
'Contos novos' - Mário de Andrade (Nova Fronteira, 2015)
'Eles não usam black-tie' - Gianfrancesco Guarnieri (Civilização Brasileira, 2017)
'Histórias que os jornais não contam' - Moacyr Scliar (LPM Editores, 2017)
'O vendedor de passados' - José Eduardo Agualusa (Tusquets, 2018)
'Poemas escolhidos de Gregório de Matos' - Gregório de Matos (Companhia das Letras, 2011)
'Quarto de despejo' - Carolina Maria de Jesus (Ática, 2019)