Cinco coisas que você precisa saber sobre a crise na Venezuela

A crise na Venezuela é um assunto atual que pode aparecer nos vestibulares. O professor Reginaldo, de Geografia e Atualidades no cursinho Prime, separou algumas informações sobre o assunto. As dicas valem para quem vai prestar Medicina! Confira a lista!


1 - O auge econômico da Venezuela ocorreu em no início dos anos 2000, quando o barril do petróleo - principal produto econômico venezuelano - chegou à casa dos US$ 140,00. Na época, o então líder do governo, Hugo Chávez, chamado de comandante, governou o país surfando em ‘petrodólares’. Foi o auge da Venezuela”

2 - Antes disso, em 1992, Hugo Cháves fez uma tentativa frustrada de golpe de Estado na Venezuela.

3 - Hugo Chávez foi eleito em 1998 e assumiu em 1999 para um governo de cinco anos. Mas sob seu governo a constituição foi alterada, permitindo sua reeleição. Começou então um governo com posturas cada vez mais ditatoriais. Com o passar do tempo, houve uma decadência econômica da Venezuela e o caos social se aprofundou nos seus últimos anos no poder. Chávez morreu em 2013.

4 - Para piorar a situação da Venezuela, o sucessor de Chávez e fiel seguidor, Nicolás Maduro, foi eleito para o primeiro mandato em 2013. Além da falta de autoridade e empatia frente à grande parcela da população, ele governava um país com uma oposição política que se fortalece constantemente, inúmeras sanções internacionais e um preço do petróleo no mercado internacional que não chega à metade do preço áureo do início dos anos 2000.

5- Atualmente, a onda migratória de refugiados se acentua. Essa crise pode ser vista no estado brasileiro de Roraima que faz divisa com a Venezuela, por onde centenas de milhares de venezuelanos já entraram no Brasil em busca de abrigo, emprego e melhores condições de vida. A pobreza aumenta na Venezuela e o país caminha para uma crise humanitária sem precedentes, que poderá culminar em um conflito civil com possibilidades.