Brasil tem 13 universidades entre as melhores da América Latina
O ranking internacional da QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do ensino superior, classificou a USP (Universidade Estadual de São Paulo) como a segunda melhor universidade da América Latina em 2022. A lista traz a Pontifícia Universidad Católica de Chile (UC) na primeira colocação.
No total, 13 universidades brasileiras estão na lista das 50 melhores da América Latina. Destacamos a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em 5º lugar e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 8º lugar. Do Paraná, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) ocupa a 47ª posição.
O Brasil é o país com mais instituições no ranking. Das 98 universidades brasileiras classificadas:
23 melhoraram sua posição;
24 diminuíram;
47 permanecem estáveis;
4 entraram no ranking pela primeira vez.
USP em destaque
A USP foi apontada como a maior produtora de pesquisas da América Latina e se destaca no indicador de Artigos/Corpo Docente. Obteve pontuações máximas nos indicadores de Pesquisa Internacional e Perfil Online e se firmou como a segunda melhor universidade da região.
No indicador que avalia a reputação acadêmica das instituições, a USP atingiu a pontuação máxima de 100 pontos, reforçando que é bem percebida por acadêmicos ao redor do mundo.
Mas a universidade é prejudicada por uma capacidade de ensino relativamente baixa, de acordo com o indicador Corpo Docente/Aluno, em que pontuou 43,2 em 100.
Em relação à produção de pesquisa, além do volume de instituições presentes no levantamento, nove representantes nacionais estão entre as mais bem colocadas: USP, Unicamp e Unesp ocupam as três primeiras posições. Entidades que tiveram crescimento destacado foram a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que subiu 27 lugares, e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, com 19.
Confira as universidades brasileiras no ranking das 50 melhores da América Latina
Universidade de São Paulo (USP) - 2º lugar
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 5º lugar
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 8º lugar
Unesp - 11ª lugar
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - 16º lugar
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 17º lugar
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - 19º lugar
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 23º lugar
Universidade de Brasília (UnB) - 26º lugar
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - 28º lugar
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - 31º lugar
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 32º lugar
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - 47º lugar