Acompanhe os destaques da delegação brasileira nas Olimpíadas 2024
As Olimpíadas 2024 de Paris começam oficialmente no dia 26 de julho com a promessa de mostrar ao mundo os principais destaques do esporte mundial. Como fonte de inspiração aos alunos do Curso e do Colégio Prime, que também buscam alta performance nos vestibulares e no ENEM, fizemos um guia sobre as principais promessas brasileiras nos Jogos Olímpicos.
Nomes midiáticos como a skatista Rayssa Leal e o surfista Gabriel Medina já ganharam muita atenção na mídia, mas não são os nossos únicos representantes. Nesta edição, o Brasil participa com uma delegação de 276 atletas, composta por 153 mulheres e 123 homens. Esta é a terceira maior delegação da história do país nos Jogos Olímpicos, atrás apenas das edições do Rio 2016 e Tóquio 2020, e empatada com Pequim 2008.
LEIA MAIS
Entenda por que o Prime é o melhor pré-vestibular de Londrina
Nossos atletas chegam a Paris com a meta de superar o recorde de 21 medalhas conquistadas em Tóquio, além de bater o recorde de ouros, atualmente fixado em sete, alcançados tanto no Rio 2016 quanto em Tóquio 2020.
Os atletas brasileiros competem em 39 modalidades: Águas Abertas, Atletismo, Badminton, Basquete (masculino), Boxe, Canoagem slalom, Canoagem velocidade, Ciclismo BMX Racing, Ciclismo BMX Freestyle, Ciclismo Estrada, Ciclismo Mountain Bike, Esgrima, Futebol (feminino), Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Trampolim, Handebol (feminino), Hipismo Adestramento, Hipismo CCE, Hipismo Saltos, Judô, Levantamento de Pesos, Natação, Pentatlo Moderno, Remo, Rúgbi (feminino), Saltos Ornamentais, Skate, Surfe, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Triatlo, Vela, Vôlei, Vôlei de Praia e Wrestling.
E para quem gosta de dados, a dica é navegar pelo site do COB em busca de informações sobre a história do Brasil nas Olimpíadas. É possível, por exemplo, pesquisar sobre todos os atletas que já ganharam medalhas desde a primeira participação do país na competição, nos jogos realizados na Antuérpia em 1920.
Chances de medalhas para o Brasil nas Olimpíadas 2024
A revista americana Sports Illustrated, uma das principais publicações esportivas do mundo, aposta que o Brasil pode conquistar 22 medalhas nos Jogos de Paris. Confira os principais destaques segundo a revista:
Ouro
Beatriz Ferreira (Boxe feminino - até 60 kg)
Invicta há quase dois anos, Beatriz Ferreira é campeã mundial de boxe olímpico e profissional. Recentemente, conquistou a Copa do Mundo da Holanda e o Grand Prix de Brasília.
Rayssa Leal (Skate Street feminino)
Em ótima fase, Rayssa Leal conquistou medalhas de ouro nas etapas de San Diego e China da Street League, além de ser campeã do Super Crown em São Paulo.
Gabriel Medina (Surfe)
Tricampeão mundial, Gabriel Medina chega aos Jogos Olímpicos de Paris como uma das principais esperanças de ouro para o Brasil.
Ana Patrícia Ramos e Duda Lisboa (Vôlei de Praia)
Líderes do ranking mundial, a dupla conquistou cinco títulos do Circuito Mundial e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos.
Seleção masculina de Vôlei
Com a volta do técnico Bernardinho, a seleção masculina de vôlei busca recuperar o desempenho vitorioso e subir novamente ao pódio olímpico.
Prata
Marcus D’Almeida (Tiro com Arco)
Líder do ranking mundial e medalhista de prata na Copa do Mundo da Turquia, Marcus D’Almeida vive o melhor momento de sua carreira.
Wanderley Pereira (Boxe masculino - até 80 kg)
Medalhista de bronze no Campeonato Mundial de 2023, Wanderley Pereira conquistou a vaga olímpica ao ser prata nos Jogos Pan-Americanos.
Rebeca Andrade (Ginástica Artística - individual geral, trave e salto)
Rebeca Andrade, campeã mundial em diversas modalidades, continua a brilhar na ginástica artística, acumulando várias medalhas internacionais em 2023.
Martine Grael e Kahena Kunze (Vela - classe skiff)
Bicampeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze são favoritas a conquistar mais uma medalha em Paris.
Ana Marcela Cunha (Natação)
Atual campeã olímpica, Ana Marcela Cunha garantiu a vaga para os Jogos de Paris após conquistar a medalha de ouro na Copa do Mundo na Itália.
Seleção feminina de Vôlei
Comandada por José Roberto Guimarães, a seleção feminina de vôlei obteve a vaga olímpica no Pré-Olímpico do Japão, em 2023.
Bronze
Keno Marley (Boxe - até 92 kg)
Keno Marley, quinto colocado em Tóquio, tem boas chances de medalha, apesar do sorteio desfavorável na chave de sua categoria.
Equipe brasileira feminina de ginástica artística Com um elenco talentoso, a equipe busca uma medalha inédita nos Jogos de Paris.
Rebeca Andrade (Ginástica Artística - solo)
Além das outras modalidades, Rebeca Andrade também é uma forte candidata ao pódio no solo.
Rafaela Silva (Judô - acima de 100 kg)
Em ótima fase, Rafaela Silva conquistou o Campeonato Pan-Americano e é uma forte concorrente ao pódio olímpico.
Augusto Akio (Skate masculino)
Quinto colocado no ranking olímpico, Augusto Akio tem se destacado em competições internacionais.
Tatiana Weston-Webb (Surfe)
Vice-campeã do ISA Games, Tatiana Weston-Webb garantiu a terceira vaga olímpica para o Brasil no surfe.
Caroline Santos (Taekwondo - até 67 kg)
Única brasileira classificada pelo ranking mundial, Caroline "Juma" Santos chega otimista aos Jogos de Paris.
Alison dos Santos (400m com barreiras)
Com uma campanha brilhante em 2024, Alison dos Santos conquistou quatro medalhas de ouro na Liga Diamante, incluindo uma vitória em Paris.
Promessas
Embora não tenham sido listados pela Sports Illustrated, outros atletas brasileiros merecem atenção:
Isaquias Queiroz (Canoagem)
Medalhista em etapas da Copa do Mundo, Isaquias Queiroz continua a ser uma esperança de medalha para o Brasil.
Filipe Toledo (Surfe)
Atual bicampeão da WSL, Filipe Toledo tem grandes chances de brigar por uma medalha olímpica.
Com uma delegação repleta de talentos e grandes esperanças, o Brasil promete fazer bonito nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.