ÚLTIMAS DO BLOG

Vou fazer vestibular de medicina, devo estudar nas férias?

Estudantes de alta performance que vão fazer vestibular de medicina ou outros cursos de alta concorrência devem estudar nas férias? Com a chegada do recesso de julho, esta é uma dúvida recorrente entre vestibulandos focados na aprovação. A orientadora de estudos do cursinho Prime em Londrina, Marcia Chireia, é taxativa em relação ao assunto: “Sempre recomendo estudar nas férias, mas é importante diminuir o ritmo para recarregar as energias”, diz.

O descanso será ainda mais importante e necessário em 2020. “Este é um ano atípico, pois o período  letivo pode se estender até maio de 2021, quando ainda haverá provas de vestibular”, alerta. O contexto trará muitas oportunidades, pois a concorrência deve diminuir em relação a anos anteriores. A realização da maioria das provas apenas no ano que vem, entretanto, vai impor o desafio de se manter motivado por um longo tempo. “Pensando nisso, é muito importante descansar, pois o cérebro estafado não aprende, não consegue assimilar e gravar as informações. Não adianta sobrecarregá-lo com muitas informações e não ter tempo para processá-las.”

Como estudar nas férias?

A principal dica da Marcia é valorizar as revisões, mas reservar tempo para momentos de lazer. Estudar o dia inteiro durante as férias te fará jogar tempo fora! Afinal, o exagero pode comprometer os meses que ainda vêm ainda vêm pela frente. 

Confira dez dicas para aproveitar as férias com equilíbrio entre estudos e descanso:

1 - Se não tem matéria atrasada, revise temas que errou e busque novos exercícios dos conteúdos recorrentes nos principais vestibulares. Não se sobrecarregue!

2 - Não tente adiantar conteúdos: fazer milhões de exercícios ou estudar matérias que ainda estão por vir no planejamento do cursinho só vão provocar angústia e te fazer perder tempo. 

3 - Quando for fazer provas de vestibulares anteriores, resolva apenas questões que já sabe o conteúdo. Em caso de dúvidas, deixe para resolver com os professores no retorno das aulas. 

4 - Encontrou questões de matérias já estudadas e que você não soube responder? Volte aos conteúdos e estude a matéria. 

5 - Está com o conteúdo em dia? Lembre-se que há diferença entre “aprender”, “entender” e “apreender”.  Nós entendemos quando ouvimos uma explicação ou revisamos o conteúdo.  Aprendemos quando lembramos sozinhos do que está sendo estudado e apreendemos quando resolvemos os exercícios sem necessidade de ajuda. Ninguém apreeende sem rever e memorizar!

6 - Refaça os exercícios que errou e busque apoio da teoria, lendo com atenção os conteúdos de matérias recorrentes. 

7 - Ao começar uma revisão, antes de fazer qualquer consulta ao material didático, coloque o título da matéria e liste as informações que se lembra. Só depois deste exercício procure  ler a teoria e observar os pontos dos quais não se recordava.

8 - Vai faz er o ENEM? Baixe as provas do Insper para treinar. 

9 - Estude no máximo 4 horas por dia, mas respeite seu corpo. Não cometa o erro do excesso!

10 -Descanse! Veja filmes, séries e faça atividades que te deem prazer, com o cuidado e a responsabilidade exigidos pela pandemia. Não estude aos sábados e domingos!

 

#OMELHORDOSMELHORES

ver galeria