Vou fazer vestibular de medicina, devo estudar nas férias?

Estudantes de alta performance que vão fazer vestibular de medicina ou outros cursos de alta concorrência devem estudar nas férias? Com a chegada do recesso de julho, esta é uma dúvida recorrente entre vestibulandos focados na aprovação. A orientadora de estudos do cursinho Prime em Londrina, Marcia Chireia, é taxativa em relação ao assunto: “Sempre recomendo estudar nas férias, mas é importante diminuir o ritmo para recarregar as energias”, diz.

O descanso será ainda mais importante e necessário em 2020. “Este é um ano atípico, pois o período  letivo pode se estender até maio de 2021, quando ainda haverá provas de vestibular”, alerta. O contexto trará muitas oportunidades, pois a concorrência deve diminuir em relação a anos anteriores. A realização da maioria das provas apenas no ano que vem, entretanto, vai impor o desafio de se manter motivado por um longo tempo. “Pensando nisso, é muito importante descansar, pois o cérebro estafado não aprende, não consegue assimilar e gravar as informações. Não adianta sobrecarregá-lo com muitas informações e não ter tempo para processá-las.”

Como estudar nas férias?

A principal dica da Marcia é valorizar as revisões, mas reservar tempo para momentos de lazer. Estudar o dia inteiro durante as férias te fará jogar tempo fora! Afinal, o exagero pode comprometer os meses que ainda vêm ainda vêm pela frente. 

Confira dez dicas para aproveitar as férias com equilíbrio entre estudos e descanso:

1 - Se não tem matéria atrasada, revise temas que errou e busque novos exercícios dos conteúdos recorrentes nos principais vestibulares. Não se sobrecarregue!

2 - Não tente adiantar conteúdos: fazer milhões de exercícios ou estudar matérias que ainda estão por vir no planejamento do cursinho só vão provocar angústia e te fazer perder tempo. 

3 - Quando for fazer provas de vestibulares anteriores, resolva apenas questões que já sabe o conteúdo. Em caso de dúvidas, deixe para resolver com os professores no retorno das aulas. 

4 - Encontrou questões de matérias já estudadas e que você não soube responder? Volte aos conteúdos e estude a matéria. 

5 - Está com o conteúdo em dia? Lembre-se que há diferença entre “aprender”, “entender” e “apreender”.  Nós entendemos quando ouvimos uma explicação ou revisamos o conteúdo.  Aprendemos quando lembramos sozinhos do que está sendo estudado e apreendemos quando resolvemos os exercícios sem necessidade de ajuda. Ninguém apreeende sem rever e memorizar!

6 - Refaça os exercícios que errou e busque apoio da teoria, lendo com atenção os conteúdos de matérias recorrentes. 

7 - Ao começar uma revisão, antes de fazer qualquer consulta ao material didático, coloque o título da matéria e liste as informações que se lembra. Só depois deste exercício procure  ler a teoria e observar os pontos dos quais não se recordava.

8 - Vai faz er o ENEM? Baixe as provas do Insper para treinar. 

9 - Estude no máximo 4 horas por dia, mas respeite seu corpo. Não cometa o erro do excesso!

10 -Descanse! Veja filmes, séries e faça atividades que te deem prazer, com o cuidado e a responsabilidade exigidos pela pandemia. Não estude aos sábados e domingos!