Vestibular da UEL: concorrência de medicina é de 264,68 candidatos por vaga

Medicina é curso mais concorrido do Vestibular da UEL!  Na edição 2021, são 11.682 inscrições para este curso no sistema universal, o que resultou em uma relação de 264,68 candidatos por vaga, uma das maiores concorrências da história do concurso. 

A notícia surpreendeu os vestibulandos, que se assustaram com o alto número de participantes. Quem está bem preparado e segue uma rotina consistente de estudos, entretanto, não deve se preocupar mais que o necessário. Afinal, o aumento no número de concorrentes não significa que todos estejam estudando.

Os alunos do Prime mantiveram o foco nos estudos desde o primeiro dia de isolamento. O cursinho se adaptou rapidamente para oferecer aulas online sem perder uma das suas mais valiosas características: o atendimento personalizado aos alunos. Mesmo no formato digital, as orientações de estudos para planejamento de rotina continuaram acontecendo, assim como os feedbacks das redações e tira-dúvidas com os professores. 

Em janeiro, o Prime oferece uma novidade: o intensivo Prepara UEL, cujas vagas são limitadas e as matrículas estão abertas. Saiba como vai funcionar.

Outros cursos 

Além de medicina, outros quatro cursos apresentaram concorrência acima de 30 candidatos por vaga: Biomedicina (48,88); Psicologia (38,3); Ciência da Computação (31,14) e Design Gráfico (30,64).

No  geral, a UEL registrou um aumento de mais de 20% no total de inscritos em relação ao ano passado, totalizando 27.432 candidatos para a edição 2021 do vestibular. Neste contexto, apenas os concorrentes a uma vaga para medicina representam 40% de todos os inscritos. 

Sistema universal

De acordo com as informações da UEL, as maiores concorrências registradas foram todas pelo Sistema Universal. São fatores que explicam o expressivo aumento a realização do concurso em um único dia e o deslocamento da prova para março, não coincidindo com outras instituições.

O Vestibular UEL 2021 será realizado em 14 de março de 2021, em fase única e seguindo todo o protocolo de segurança para evitar a transmissão do novo Coronavírus. As provas terão cinco horas de duração. Confira aqui a relação candidato/vaga para todos os cursos. 

Logística

A equipe organizadora do vestibular já está trabalhando na logística do concurso e deve definir em breve o ensalamento, que nesta edição pode ser estendido para cidades vizinhas, como Cambé e Ibiporã.

Para garantir o distanciamento seguro entre candidatos e fiscais, as salas serão ocupadas em 50%. Dessa forma, a UEL deverá abrigar 3,5 mil candidatos. Já está definido o uso de salas de várias escolas estaduais de Londrina, além da PUC; Unopar, Unifil, ITFPR e UFPR.

Por causa da quantidade de inscritos e da necessidade de distanciamento, serão 1,4 mil salas em locais de prova e cerca de 4 mil pessoas envolvidas na aplicação, fiscalização, limpeza, segurança, transporte e pessoal de apoio. 

Como será a prova

Neste vestibular os candidatos farão duas provas no mesmo dia. Uma de Conhecimentos, com 50 questões e a outra de Redação, com tema único. A Prova de Conhecimentos será dividida em Conhecimentos Gerais (36 questões), Língua Portuguesa e Literatura (10 questões) e Língua Estrangeira (4 questões) – Inglês, Espanhol ou Francês.

Com cinco horas de duração, uma hora a mais comparado aos vestibulares anteriores, a prova começa às 14 horas.

O resultado final do Vestibular 2021 sai em 30 de abril quando será divulgada a lista dos aprovados em 1ª convocação no portal da COPS. São ofertadas 2.564 vagas em 52 cursos de graduação. Outras 581 serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas para o próximo ano.