UFPR divulga livros de leitura obrigatória para o vestibular 2023

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulgou a lista dos livros de referência para as provas de Literatura Brasileira, Sociologia e Filosofia do Vestibular 2023 da universidade. 

Em Literatura Brasileira, as novidades são “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, e “O livro das semelhanças”, de Ana Martins Marques. O primeiro, uma obra em prosa, de uma autora do século XX. O segundo, um livro de poesias de uma autora contemporânea.

As escolhas, segundo a UFPR,  introduzem mudanças em termos de gênero literário, linguagem, representatividade e atualidade. Elas refletem algumas das expectativas da Universidade com relação ao ensino de literatura e à leitura dos estudantes: que leiam obras canônicas e marginais, de gêneros literários e tempos variados, e que o façam com criticidade e contextualização.

Obras de leitura obrigatória para a prova de literatura do vestibular UFPR 2023

As questões de Literatura Brasileira versarão sobre obras selecionadas com o objetivo de distinguir manifestações significativas no desenvolvimento de nosso processo literário. Os textos serão abordados em função de seu momento cultural, sua situação na história da literatura brasileira e sua realização enquanto obra de arte literária. 

A UFPR recomenda a leitura das obras integrais. O conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros e modalidades que nelas se manifestam. Entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético que cerca a composição de cada obra. As candidatas e os candidatos poderão servir-se de qualquer versão integral das obras, independentemente da editora. 

  1. Casa de Pensão, Aluísio de Azevedo. 
  2. Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto. 
  3. Nove Noites, Bernardo Carvalho. 
  4. O livro das semelhanças, Ana Martins Marques. 
  5. O Uraguai, Basílio da Gama. 
  6. Quarto de Despejo, Carolina Maria de Jesus. 
  7. Sagarana, Guimarães Rosa. 
  8. Últimos Cantos, Gonçalves Dias.

Obras de filosofia para o vestibular UFPR 2022/2023

A relação de obras de Filosofia é quase inteiramente nova em relação à dos vestibulares anteriores. A única obra que permanece é “Discursos sobre a primeira década de Tito Livio”, de Nicolau Maquiavel. Entre as obras incluídas está a de uma autora brasileira:  “O que é lugar de fala?”, da filósofa, acadêmica e ativista Djamila Ribeiro.

Mais do que saber o que um filósofo disse ou deixou de dizer, a proposta que baseou a definição da lista é a de levar o candidato a refletir sobre problemas de ordem conceitual e avaliar sua capacidade de pensar o pensamento, ou seja, de adotar uma postura filosófica.

Os livros selecionados são próximos da realidade dos jovens do Ensino Médio e possibilitam uma ampliação da base conceitual para procedimentos analíticos e interpretativos sobre a atualidade. Confira a lista completa.

  1. BERKELEY, G. Três diálogos entre Hylas e Philonous. Organizador: Eduardo Salles O. Barra; tradução: Luciano Ezequiel Kaminski, Andrea Cachel e Ariosvaldo Kiister Siqueira. Curitiba: UFPR. SCHLA, 2012. 
  2. ESPINOSA. B. Ética, livro I, apêndice. Tradução e notas: Joaquim de Carvalho, Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1973 pp. 116-123. 
  3. MAQUIAVEL. Discursos sobre a Primeira década de Tito Livio. Seleção de textos, tradução e notas: Carlo Gabriel Kzsam Pancera. In: MARÇAL, J. (org.) Antologia de textos filosóficos, SEED, 2009. 
  4. MERLEAU-PONTY, M. A dúvida de Cézanne. Tradução: Nelson Alfredo Aguilar, Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1975. pp. 303-316. 
  5. RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Capítulos "O que é lugar de fala?" e “Todo mundo tem lugar de fala". Belo Horizonte: Editora Letramento, 2017. 1 

Obras de sociologia para o vestibular UFPR 2022/2023

Das quatro obras escolhidas para servirem de base para as questões de Sociologia, duas já estavam na lista do vestibular anterior e duas são novas (“Sociologia para o Ensino Médio'', de Nelson Tomazi, e''Sociologia”, de Sílvia Araújo e Maria Aparecida Bridi).

  1. ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, M. A.; Motim, B. M. L. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016. 
  2. O’DONNEL, Juia et al. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. 
  3. SILVA, Afrânio et al. (orgs.). Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016. 
  4. TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2010.

Inscrições para o vestibular 2023 da UFPR iniciam em 18 de julho

A UFPR receberá inscrições para o Vestibular 2023 entre os dias 18 de julho e 31 de agosto. O concurso terá algumas novidades em relação às edições anteriores. A primeira é que, depois de dois anos com o processo em fase única, por causa da pandemia de Covid-19, o vestibular voltará a ser realizado em duas fases: a primeira fase, com 90 questões objetivas, será no dia 23 de outubro; a segunda, que consiste numa prova de compreensão e produção de textos com três questões discursivas, ocorrerá em 4 de dezembro. 

Para os cursos que tiverem provas específicas e de habilidades específicas, elas serão aplicadas no dia 5 de dezembro. Com esse calendário, o ano letivo da UFPR volta a começar no primeiro trimestre de 2023. 

Provas em novas cidades 

Outra novidade importante é que a UFPR vai ampliar de seis para doze o número de cidades em que será aplicada a prova da primeira etapa do seu vestibular. Além de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo, a primeira fase do Vestibular 2023, marcada para 23 de outubro, ocorrerá em mais cinco de cidades do Paraná – Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá – e também, pela primeira vez, em uma de Santa Catarina: Joinville, que é um dos principais polos do estado.