UEL confirma vestibular 2020 e anuncia mudanças para se adequar à pandemia

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) confirmou a realização do Vestibular 2021. Por causa da crise de saúde provocada pela pandemia do coronavírus, o vestibular terá algumas mudanças. PUC-PR e Unicesumar confirmaram a realização de processos seletivos no inverno. Fique com a gente que, ao longo do texto, vamos explicar as mudanças dos concursos que já foram anunciadas. Ao final, veja a opinião da nossa orientadora Márcia Chireia sobre as novidades. 

Vestibular 2021 da UEL

A proposta da universidade ainda precisa ser aprovada em reunião do  Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que deve acontecer em junho. As principais mudanças que devem ocorrer são:

✔️Realização do concurso em uma única fase, em data a ser agendada a partir do final de janeiro do próximo ano. 

✔️As provas serão realizadas somente em Londrina, e não em Curitiba e Cascavel, como no último concurso.

✔️As inscrições deverão ser abertas a partir de setembro, e a intenção é não aumentar o custo do vestibular.

✔️O modelo que está sendo preparado mantém a definição pedagógica de buscar um aluno crítico e com capacidade de interpretação. 

Vestibular de inverno da PUC-PR

A PUC-PR confirmou que fará um processo seletivo de inverno, mas ainda não definiu o formato. O processo seletivo para Medicina será diferente do processo para seleção dos demais cursos. 

Vestibular de inverno da UNICESUMAR

As inscrições para o vestibular de inverno da UNICESUMAR para o curso de medicina estão abertas até 30 de junho. Nesta edição, em função da pandemia da Covid-19, a seleção será realizada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no ENEM referente aos anos de 2017, 2018 e 2019. O candidato poderá participar do processo seletivo com apenas uma das versões do ENEM, por isso, é importante informar o código corretamente.

✔️Para inscrições realizadas no período de 05/05/2020 a 31/05/2020, o valor da taxa de inscrição será de R$ 200,00.

✔️Para inscrições realizadas no período de 01/06/2020 a 30/06/2020, o valor da taxa de inscrição será de R$ 350,00.

✔️Atenção: para participar do processo seletivo é preciso preencher corretamente a ficha de inscrição, emitir boleto e pagar a taxa de inscrição em rede bancária.

Inscrições neste link.

 

Oportunidade

A orientadora de estudos do Prime, Marcia Chireia, considerou que a confirmação do vestibular da UEL é uma excelente notícia. “Estamos fazendo um bom trabalho com os alunos desde o início da pandemia e sabemos que isso fará diferença na hora da prova”, analisa ela. 

O fato de ter postergado a data é mais um motivo para tranquilidade, visto que haverá mais tempo para fazer revisões, simulados e treinar os alunos, que é a especialidade do Prime. “É uma grande oportunidade”, considera.

Para continuar firme no projeto que vai levar à realização do seu sonho, Márcia avisa:

 ✔️Estudem.

✔️Sigam as aulas. 

✔️Façam exercícios.

✔️Tirem dúvidas.

✔️Avaliem-se pelos simulados.

✔️Não deixem para estudar depois, pois o "depois" é um vício perigoso.  

“Certamente, temos e teremos estratégias para pô-los à frente. Preparem-se apenas para vencer o cansaço e o sono. Invistam em boa alimentação e exercícios físicos”, finaliza.