Saiba quais são as competências avaliadas na redação do ENEM

Um bom desempenho na redação do ENEM é fator decisivo para conquistar uma vaga na universidade. Se você é um estudante de alto desempenho e busca uma vaga em medicina, deve conhecer quais são as cinco competências avaliadas pelos corretores do exame para fazer uma redação nota 1000. Vamos explicar quais são essas competências e detalhar os critérios usados na correção da redação. O Inep, que organiza o ENEM, liberou para consulta a Cartilha do Participante para o ENEM 2021

As competências avaliadas pelos corretores da redação do ENEM são: 

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Proposta de intervenção (PI) para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Em cada uma delas, o candidato pode receber a nota máxima de 200 pontos ou a nota zero, dependendo do nível de adequação do texto aos critérios usados pelos corretores. A soma das notas das cinco competências vai resultar na nota final. 

Competência 1: domínio da escrita formal da língua portuguesa.

Esse critério considera se a redação do participante está adequada às regras da norma culta da língua portuguesa, como ortografia, acentuação, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Analisa também a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. A competência 1 vai avaliar se a construção do texto permite fluidez na leitura.

Vai tirar zero nesta competência o aluno que demonstrar desconhecimento da escrita formal da língua portuguesa. Já a nota máxima será atribuída ao candidato que demonstrar excelente domínio da escrita formal, com ótima apresentação de estrutura sintática.

Competência 2: compreender o tema e não fugir do que é proposto.

Pelas normas de correção da redação do ENEM, essa competência avalia as habilidades de leitura e de escrita do candidato, expresso no entendimento do tema proposto. O tema resume o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.

Vai tirar nota máxima o candidato que desenvolver o tema por meio de argumentação consistente e apresentar bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. A nota zero, por outro lado, será atribuída àqueles que fugirem do tema e não atenderem à estrutura dissertativo-argumentativa proposta

Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Por essa competência será avaliado se o candidato elaborou um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Uma dica para manter a coerência entre as ideias apresentadas no texto é planejar previamente o que você vai escrever. 

A nota máxima atribuída a essa competência vai considerar a apresentação de informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria em defesa de um ponto de visto. O candidato que fugir do tema e não defender um ponto de vista receberá nota zero.

Competência 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Nesta competência, serão avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. Outro ponto observado será a organização textual, com frases e parágrafos que estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.

Dica: preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. A nota máxima será atribuída ao estudante que articular bem as partes do texto e apresentar repertório diversificado de recursos coesivos. 

Competência 5 - proposta de intervenção (PI) para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A última competência avaliada na correção da redação do ENEM vai verificar se o participante construiu, ao longo de sua formação, conhecimentos para a produção de um texto em que, além de se posicionar de maneira crítica e argumentar a favor de um ponto de vista, propõe uma intervenção com o objetivo de solucionar o problema abordado por um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Receberá nota máxima o candidato que elaborar uma boa proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. A nota zero será atribuída às redações que desrespeitarem, na proposta de intervenção, de forma explícita e deliberada, os direitos humanos afirmados na Constituição da República Federativa do Brasil.

Já falamos aqui no Blog do Prime sobre como evitar a nota zero na redação do ENEM.

E temos uma dica incrível para fazer uma redação excelente mesmo sem conhecer o tema proposto. 

E se você quiser saber mais sobre os critérios de correção do ENEM, neste ano o INEP divulgou as publicações que orientam os corretores do exame.