Saiba como se inscrever no Sisu 2020

Foi ampliado até o dia 26 de janeiro o  prazo para inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O INEP, que organiza o Enem, decidiu estender a data após identificar inconsistências nas notas de 5.974 participantes do exame, o que atrasou a divulgação dos resultados.  As notas foram atualizadas no dia 20 de janeiro e já podem ser consultadas na Página do Participante e no aplicativo do Enem.

O Sisu é um programa do Ministério da Educação que facilita a entrada de alunos em instituições públicas de ensino superior. Mais de 80 universidades estaduais e federais oferecem vagas para medicina através do programa, entre elas a UFPR, que oferta 12 vagas no campus de Toledo e outras 38 para Curitiba. O resultado do Sisu 2020 sairá no dia 28.

Como funciona

*Para se inscrever no Sisu 2020 o estudante precisa se cadastrar no site oficial com a nota *do Enem

*A nota do exame é que vai orientar a seleção para universidades de todo o Brasil; 

*As inscrições são feitas somente online e de forma gratuita;

*É possível se inscrever em duas opções de cursos; 

*Até o final do prazo de inscrição, é possível acompanhar as atualizações das notas de corte de cada curso e mudar a opção. 

Inconsistências

De acordo com o INEP, as notas com inconsistência no Enem representam 0,15% do total de presentes (3,9 milhões). Os casos se concentram em quatro municípios: Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais; e Alagoinhas, na Bahia. A discrepância entre o número de acertos e a nota divulgada inicialmente é consequência de uma associação equivocada entre a cor do Caderno de Questões e o gabarito correspondente. Não houve alteração nas notas da redação. Ainda de acordo com o Inep, todas as provas dos 3,9 milhões de participantes foram analisadas.