Quero passar em Medicina, posso descansar nos feriados?

A chegada de 2021 será diferente para os vestibulandos! Com o atraso no calendário do ENEM e dos vestibulares de importantes universidades, como a UEL, que só terá prova em 14 de março, começaremos o ano com a pressão das provas. Se antes, a chegada das festas era época de relaxar e aguardar os resultados dos exames, hoje, com os atrasos causados pela pandemia de Covid-19, é tempo de recarregar energias para entrar na reta final rumo à aprovação. 

Quem busca passar no vestibular de medicina já sabe que ainda não dá para  tirar férias. Entretanto, nossa orientadora de estudos Marcia Chireia avisa: é possível, sim, reduzir a carga de estudos para descansar durante as festas e retomar a maratona rumo à aprovação no início de janeiro. O atraso no calendário dos exames deve ser encarado como oportunidade de estudar por mais tempo e ser aprovado em 2021! Por isso, descanse nos feriados, mas tome cuidado com os excessos!

Dicas para aproveitar os feriados

A primeira dica da Marcia é: do dia 19 de dezembro ao dia 4 de janeiro, reduza a carga de estudos para, no máximo, quatro horas diárias. Aproveite o tempo para revisar as provas anteriores, anotando os erros para retomar os estudos com base nas suas dificuldades.

Não é porque você está de folga que poderá descuidar dos bons hábitos. Mantenha sua rotina de sono, se alimente bem e não exagere na comemoração. Cuidado com as bebidas alcoólicas!

Mantenha suas práticas espirituais, sejam religiosas ou não. Elas ajudam a manter o equilíbrio.

Ocupe a cabeça com distrações: veja filmes e séries, ouça música e faça passeios. 

Mantenha uma rotina de caminhadas, pois a prática de atividade física beneficia os estudos. 

Por fim: evite o excesso de redes sociais para que as comparações com outras realidades não se torne tóxica. 

Prepare-se para a retomada

A gente sabe que, com a proximidade do vestibular, é impossível não sentir ansiedade. Tenha consciência que isso é normal e faz parte do processo, afinal, provas são julgamentos. Porém, não se deixe dominar pelo sentimento. 

No início de janeiro, você ainda terá três meses para estudar o que é fundamental para o vestibular da UEL, aproveite a oportunidade. 

Para quem quer passar na UEL, Marcia recomenda fazer provas anteriores da UNILAGO, como simulados, inclusive a redação. A ideia é simular as condições da prova. 

Use os erros para filtrar conteúdos que precisam ser exercitados. Vocês podem determinar uma quantidade mínima e máxima de exercícios por conteúdo. Por exemplo: se errou uma questão porque não sabia porcentagem, faça de 5 a 10 exercícios sobre porcentagem.  

Faça um ciclo: uma prova como simulado, correção da prova e análise dos erros, com planejamento para estudar cada erro, seja com exercícios, seja com retomada da teoria. Daí volte a fazer uma nova prova...

Não queira estudar nem revisar tudo, pois isso só trará esgotamento. 

E lembre-se: ainda dá tempo de se inscrever no Prepara UEL

http://cursoprimelondrina.com.br/blog/prepara-uel-curso-intensivo-do-prime-para-o-vestibular

BOAS FESTAS!!!