PUC 2021: vestibular será realizado na modalidade digital

Foram prorrogadas até o dia 26 de novembro as inscrições para o vestibular da PUC PR. Neste ano, em função das medidas sanitárias para contenção da Covid-19, a prova será feita na modalidade digital. O vestibular de medicina ocorre no dia 6 de dezembro. Os candidatos a outros cursos realizam a prova duas semanas antes, no dia 22 de novembro. Ao contrário do que ocorreu no último vestibular de inverno da instituição, os candidatos a medicina não poderão concorrer pelo ENEM. Para os outros cursos, o acesso pelo Exame Nacional do Ensino Médio está permitido. 

Inscrições

As inscrições para o concurso, com ingresso em 2021, já estão abertas no site oficial do processo seletivo. A taxa de inscrição para o vestibular geral é de R$ 75, enquanto os vestibulandos de Medicina devem desembolsar R$ 390 para concorrer.  

Como será a prova

O vestibular 2021 de verão da PUC vai ocorrer por meio de uma plataforma virtual, segura, com sistema de autenticação e monitoramento online, fiscalização e controle em tempo real. 

Como funciona

O candidato receberá por email as orientações de como acessar a prova. Para isso, deverá instalar o ambiente específico para a realização da mesma. 

Antes da prova, deverá realizar um acesso preliminar, realizando a captura do seu documento, captura da imagem do rosto do candidato e conferência dos dados.

No momento da prova, o candidato  irá acessar o ambiente virtual, mantendo câmera e o microfone descobertos e habilitados durante a todo o período para fins de monitoramento.

Todo o áudio será gravado e a câmera filmará o candidato do início ao fim do exame.

A fiscalização será feita por meio de inteligência artificial e por fiscais que farão o acompanhamento remoto e ao vivo durante toda a realização das provas, podendo o fiscal, a qualquer momento que julgar necessário, acessar em tempo real, ou através do relatório, a câmera, o microfone do candidato e a tela de prova.

O uso de telefone celular e equipamentos eletrônicos será proibido.

A realização das provas será controlada através de um cronômetro virtual que encerrará a aplicação quando o tempo limite for atingido, sendo responsabilidade do candidato a administração do tempo de prova.

O que será permitido e proibido aos candidatos

Durante a prova, o candidato poderá consumir água, chocolates e outros alimentos, inclusive medicamentos, desde que em embalagens/recipientes transparentes, que devem estar próximos ao candidato, a fim de evitar deslocamentos.

Também poderá utilizar uma caneta de tubo transparente e uma folha de papel totalmente branco, sem pauta, para uso de rascunho apenas para fins de anotações e elaboração de cálculos, podendo o fiscal, a qualquer momento, entrar em contato com o candidato, e solicitar a apresentação das folhas para averiguação de conteúdo.

Não poderá ausentar-se do ambiente físico onde estiver realizando as provas, com exceção das hipóteses expressamente previstas no edital e nos casos de atendimento especial devidamente deferidos.

Poderá se retirar do ambiente das provas e desconectar-se, definitivamente, apenas após o término de todos os blocos de prova.

Poderá utilizar dos períodos de interrupções entre os blocos das provas e ausentar-se do ambiente físico onde estiver realizando as provas para as necessidades fisiológicas e/ou biológicas e amamentação.

Para testar a compatibilidade do seu computador, acesse aqui.  

Como serão as provas de medicina

As provas de Medicina serão divididas em três blocos, com duração de duas horas cada, abordando as seguintes disciplinas:

Bloco 1 (manhã) – Língua Portuguesa (6 questões), Literatura Brasileira (2 questões), Biologia (6 questões) e Química (6 questões).

Bloco 2 (tarde) – Matemática (6 questões), Física (4 questões), História (4 questões)  e Geografia (4 questões).

Bloco 3 - Filosofia  (2 questões), Língua Inglesa (5 questões) e Redação (1 proposta dissertativo-argumentativa). 

 

Anote na agenda


Inscrições: até 16de novembro

Prova Medicina: 06 de dezembro de 2020.

Prova Geral: 22 de novembro de 2020.

Resultado dos aprovados em 1ª chamada: 14 de dezembro de 2020.