Por que fazer o ENEM é importante?

Com o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, mais universidades estão adotando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério para classificação dos candidatos. No Paraná, a PUC-PR e a Unicesumar - entre outras faculdades particulares - já usaram o ENEM para seleção de candidatos ao curso de medicina nos vestibulares do inverno de 2020. Além disso, fazer o ENEM é importante porque o exame permite ao estudante avaliar os próprios conhecimentos em relação aos conteúdos do Ensino Médio que são cobrados também nos vestibulares. Neste ano, candidatos do ENEM puderam concorrer a 237.128 vagas de diversos cursos em 128 instituições públicas de ensino superior.

Acompanhe o texto e saiba sobre os critérios para ser aprovado em Medicina pelo ENEM, como votar na enquete sobre a data do ENEM e a experiência do aluno Felipe Bernini Amorim, do cursinho Prime, em Londrina, que foi aprovado em medicina no processo seletivo da PUC-PR com as notas do exame. No total, o Prime teve cinco alunos aprovados em medicina no concurso de inverno. 

Enem e Medicina

Além das faculdades particulares de Medicina, muitas instituições públicas oferecem vagas pelo Sisu, que é o sistema usado pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes por meio das notas do ENEM. Para ser selecionado em medicina, os candidatos devem ter muitos acertos nas provas objetivas de Linguagens, Humanas, Natureza e Matemática. Como a concorrência é grande, entregar uma excelente redação pode ser um diferencial para garantir a vaga.

Em média, a nota de corte para entrar nas melhores universidades de medicina fica acima de 800 pontos. Pelo sistema de cotas e nas universidades menos procuradas, a nota de corte do SISU para Medicina pode ficar acima de 700 pontos. Quanto mais acertos, maiores as chances de entrar na universidade dos sonhos. 

Saiba como votar na enquete sobre a data do ENEM

Diante da pandemia da Covid-19, o Inep - que organiza o ENEM - está estudando uma nova data para as provas. Os participantes  do ENEM 2020 poderão contribuir, de forma voluntária, para a escolha do período de aplicação das provas. Entre os dias 20 e 30 de junho, os inscritos que desejarem votar na enquete sobre a melhor data poderão acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br), com CPF e senha utilizados no cadastro do portal único do Governo Federal, o gov.br, e indicar o período que preferem para as provas. Confira as opções:

*ENEM impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020 / ENEM Digital: 10 e 17 de janeiro de 2021

*ENEM impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021 / ENEM Digital: 24 e 31 de janeiro de 2021

*ENEM impresso: 2 e 9 de maio de 2021 / ENEM Digital: 16 e 23 de maio de 2021

Alunos Prime são aprovados em medicina na PUC-PR

Cinco alunos do cursinho Prime foram aprovados na primeira chamada de medicina na PUC-PR no processo seletivo de inverno. São eles: Maria Fernanda Manchini, Amanda Mariko Haida, Felipe Bernini Amorim, Rafaela Harumi Faria Suzuki, Pedro Santos Schimiti. Todos eles garantiram a vaga com a nota do ENEM 2019. 

Felipe Bernini Amorim conta que vai se matricular na universidade, mas ainda continuará tentando outros vestibulares. “Conseguir essa aprovação foi extremamente gratificante. Alcançar seus objetivos com dedicação e esforço não tem preço”, comemora.

Para ele, fazer o ENEM é importante para quem quer medicina pois é a porta de entrada para diversas faculdades. “Permite, ainda, a utilização da nota em bolsas de estudos ou FIES E PROUNI”, lembra ele, que considera o exame uma oportunidade para entender melhor as áreas de conhecimento necessárias para ingressar numa faculdade.

Felipe aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe do cursinho Prime. “Estudar no Prime ajudou muito a alcançar meu sonho de ser médico, agradeço a todos os professores e diretores que apoiaram e não desistiram de seus alunos nesse período complicado pelo  qual passamos”.