Por que é importante revisar a redação do ENEM?

Estudantes que fizeram o ENEM 2019: chegou a hora de corrigir e reescrever a redação. O Inep divulga no dia 17 de março os espelhos das redações entregues, com a pontuação recebida pelo candidato em cada uma das cinco competências avaliadas pelos corretores. Também será divulgado o boletim de desempenho dos treineiros.

Analisar o próprio texto é um exercício importante para quem busca entregar uma redação nota 1000 que pode aumentar as chances de conquistar uma vaga nos melhores cursos de medicina. Para acessar o espelho da sua redação, é preciso se cadastrar no portal gov.br seguindo os passos:

  • Acessa a endereço enem.inep.gov.br.
  • No canto superior esquerdo, clique no botão GOV.BR
  • No site, clique no botão “Acesso GOV.BR”, informe CPF, nome completo, e-mail e telefone, e registre login e senha para criar sua conta no portal.

Aprenda com seus erros

Analisar os próprios erros e aprender com eles é um diferencial da metodologia utilizada no cursinho Prime. A regra também vale para a redação do ENEM. Afinal, analisando nosso texto, podemos perceber os pontos fortes e os aspectos que devem ser melhorados. 

Ao receber o espelho da sua redação, analise a conexão ao tema proposto, corrija eventuais erros de ortografia e gramática, observe a estrutura do texto, a repetição de palavras e reflita sobre novas possibilidades de desenvolver a proposta. Não esqueça: a autocrítica é uma atitude importante para quem busca uma vaga nas melhores universidades.

Para te ajudar a analisar a redação, vamos relembrar as cinco competências avaliadas pelos corretores do ENEM:

 1 - Domínio da norma culta da língua portuguesa.

2- Capacidade de coerência com o tema proposto.

3 - Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

4 - Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos usados na argumentação.

5 - Propor solução para o problema abordado, com respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural.

Aqui no blog você encontra mais dicas para fazer uma boa redação no ENEM!