Por que é importante ler o edital do ENEM e do vestibular?

 

As informações mais importantes sobre as provas do Enem e dos principais vestibulares estão disponíveis nos editais publicados pelas instituições que organizam os exames. Estar por dentro do conteúdo dos mesmos é fundamental para evitar problemas com datas, documentos e até mesmo ser impedido de fazer as provas.

A orientadora de estudos do  cursinho Prime em Londrina, Marcia Chireia, destaca que os editais contêm outras informações preciosas: neles, é possível saber com detalhes os conteúdos cobrados em cada disciplina e o peso delas no curso escolhido. “O vestibulando precisa ler os editais das universidades escolhidas para organizar seus estudos com base no que é cobrado”,reforça, lembrando que alguns editais divulgam sugestões de referências bibliográficas para apoiar os estudos dos candidatos.

A publicação dos editais é obrigatória e deve conter dados essenciais sobre os concursos, como calendário, critérios de avaliação, cálculo das notas e documentos exigidos para inscrição ou matrícula, além do que é ou não proibido durante o exame. Muitas universidades publicam também o manual do candidato, com informações detalhadas sobre conteúdos. 

Vestibulandos que fazem cursinho para medicina, por exemplo, vão encontrar no edital as dicas sobre disciplinas de maior peso e o conteúdo detalhado do que será cobrado. Na UEL, que atribui peso 2 a Biologia na prova de conhecimentos específicos de medicina, o conteúdo exigido no vestibular 2020 foi:

  • Conteúdo I: Biologia Celular; níveis de organização dos seres vivos;bioquímica celular; sistema de membranas e funções; características morfológicas e fisiológicas das organelas e do núcleo; metabolismo energético da célula e divisão celular.
  • Conteúdo II: Embriologia Humana; fases embrionárias; anexos embrionários.; Placenta
  • Conteúdo. III: Genética e Evolução; conceitos (gene, loco, alelo, genótipo, fenótipo, homozigose: e heterozigose); leis de Mendel e suas extensões ; equilíbrio de Hardy-Weinberg; estrutura e duplicação do DNA, transcrição e tradução; heranças genéticas; manipulação gênica (engenharia genética, transgenia, clonagem); teorias de evolução das espécies (Lamarckismo, Darwinismo, Teoria Sintética da Evolução)
  • Conteúdo IV: Saúde e diversidade dos seres vivos; classificação e características morfológicas, fisiológicas e evolutivas dos grupos de seres vivos: Monera, Protista, Fungi, Plantae, Animalia. 
  • Conteúdo V: Ecologia; conceitos básicos (biosfera, ecossistema, comunidade, população, habitat, nicho ecológico); sucessão ecológica; componentes do ecossistema; tipos e características dos biomas; fluxo de energia e matéria nos ecossistemas; equilíbrio ecológico; desequilíbrios ambientais (poluição, efeito estufa, diminuição da camada de ozônio, aquecimento global, bioinvasão etc.)

O ENEM e as principais universidades brasileiras também publicam informações detalhadas sobre as provas. “É importante que o vestibulando faça uma lista com as principais opções de universidades e estude o edital” , ensina. 

Dica: 

A UEL publica a correção das provas dos vestibulares na revista Diálogos Pedagógicos. Veja a edição de 2019 aqui.