Quer passar em medicina? Quatro técnicas de estudos para facilitar sua rotina

Você sabe estudar? Quem está se preparando para o vestibular de medicina sabe que o percurso é longo e exige foco e dedicação. A boa notícia é que existem técnicas de estudo para te ajudar na jornada rumo à universidade dos seus sonhos. 

No Curso Prime, somos especialistas em preparar estudantes para o vestibular de medicina. Nossa metodologia não se baseia na simples revisão, mas na aprendizagem ativa. Isso significa, na prática, que o aluno Prime “aprende a aprender” para se tornar cada vez mais autônomo nos estudos. 

Um dos diferenciais do Prime é que as nossas orientadoras de estudos fazem acompanhamento individualizado dos vestibulandos. No dia a dia, nossos alunos são incentivados a usar técnicas de estudo que ajudam no entendimento e fixação de conteúdos. 

As matrículas para a nova turma do curso extensivo do Prime estão abertas, mas as vagas são limitadas. Em 2021, oferecemos as modalidades presencial e online, entre em contato pelo whatsapp e reserve sua vaga.

Você conhece as técnicas de estudos mais comuns? Confira algumas sugestões para implementar na sua rotina.

Mapas mentais

A proposta dos mapas mentais é criar um diagrama com palavras, imagens e flechas para tornar a visualização do conteúdo mais lógica. É um resumo prático dos principais conceitos estudados, inclusive com possibilidade de conexões entre os temas. Os mapas mentais são especialmente indicados para estudantes cuja memória visual é mais desenvolvida. A técnica favorece o uso da criatividade, com escolha de diferentes formas ou cores para chamar atenção. A ideia é levar o estudante a associar conteúdos de forma sistêmica, portanto, se torna mais eficiente quando o aluno já tem uma leitura anterior do conteúdo. 

Flashcards

Os flashcards são uma técnica de estudo que favorece a memorização. Por meio de cartões que relacionam os conceitos estudados, o aluno aprende por meio de perguntas e respostas. É uma metodologia eficiente para revisões rápidas. Dica: em cartões feitos com cartolina, escreva, em cada lado do papel, uma palavra-chave e uma resposta. 

Resumos

Condensar em um texto mais enxuto as principais ideias de um conteúdo é uma das mais tradicionais técnicas de estudo. Os resumos se tornam mais eficientes quando o estudante elabora o texto usando as próprias palavras, de forma objetiva, inclusive para ser consultado em outros momentos. 

Ensine alguém

Quando você ensina um conteúdo que já domina para outra pessoa, vai aprender de forma mais ativa do que apenas ouvir o que está sendo ensinado. Por isso, não tenha preguiça! Ensine seus colegas, pois dessa forma, vai entender novos aspectos do conteúdo e estar cada vez mais preparado para o vestibular. 

Dica do Prime: mude de ambiente

Para quem quer passar em medicina, longas maratonas de estudo fazem parte da rotina. Quando você perceber que a concentração está diminuindo, mude o local de estudo. Isso vai renovar sua energia e melhorar a capacidade de retenção de conteúdos.