Dicas para passar em medicina pelo Sisu com a nota do ENEM

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) oferece muitas oportunidades de conseguir uma vaga em medicina com a nota do ENEM. Em 2021, o Sisu oferece a possibilidade de entrar em medicina em mais de 4,5 mil vagas distribuídas em 78 cursos de universidades públicas, entre eles USP, UFPR e UFSC. 

Os candidatos que vão conquistar essas vagas certamente se preparam muito bem para atingir esse objetivo. Isso porque a prova do ENEM é mais complexa que a maioria dos vestibulares e exige que os candidatos estudem não apenas conteúdos, mas também os detalhes do exame e o peso atribuído a cada área de conhecimento em diferentes universidades. 

O curso Prime convidou o professor Alisson Sanches, especialista em ENEM, para dar algumas dicas que vão ajudar na sua preparação para conseguir uma vaga em medicina pelo Sisu. 

Escolha as universidades de preferência

A primeira dica para se preparar com eficiência para garantir uma vaga em medicina pelo Sisu é escolher universidades de preferência. Isso porque o peso das áreas de conhecimento varia em diferentes instituições. Na USP, por exemplo, redação e ciências da natureza têm peso 3, ciências humanas e matemática, peso 2, e linguagens têm peso 1. O aluno que quer uma vaga na USP, portanto, tem que investir principalmente nas áreas de maior peso. A dica é analisar o termo de adesão das suas universidades de preferência para estabelecer metas mais concretas e estratégias de estudo conectadas com as mesmas. 

Qual a nota mínima para passar em medicina?

O próximo passo na jornada rumo à aprovação pelo Sisu é buscar a nota de corte das universidades de preferência em seleções anteriores para ter uma ideia do desempenho necessário para passar. Em outras palavras, é necessário definir um ponto de chegada, que passa pela análise da nota de corte e o quanto será necessário tirar em cada área de conhecimento. Para passar em medicina pelo ENEM, é muito provável que o candidato precise tirar uma nota superior a 900 na redação, por exemplo. 

Simule sua nota com base em exames anteriores no site do Sisu

O professor Alisson antecipa que, com uma nota a partir de 765, já é possível conseguir vagas em algumas universidades no sistema de ampla concorrência. Para os cursos mais concorridos, entretanto, a nota seguramente terá que superar os 800 pontos. 

Com essas informações em mãos, é hora de analisar onde o candidato se encontra e onde quer chegar. Você pode avaliar a própria nota do ENEM em provas anteriores e, se não fez o exame, realizar simulados para conhecer as próprias potencialidades e dificuldades.  Analise seu desempenho em cada área e o quanto falta para chegar na nota ideal. Com base nessa avaliação, trace um cronograma de estudos mais focado, sempre com base nas habilidades cobradas na matriz de referência. 

Sisu 2021: quem pode se inscrever?

O prazo para se inscrever no Sisu 2021 será de 6 a 14 de abril. Para te ajudar a entender o sistema e fazer sua inscrição sem erro, o Sigma preparou um guia completo sobre como funciona a plataforma. 

Quem pode se inscrever?

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) apenas o estudante que participou do ENEM 2020, obteve nota na redação maior que zero e não participou na condição de treineiro. Para acessar o sistema, você precisa ter um login único do governo federal, o mesmo que usou para acessar a página do participante do ENEM. 

Simule sua nota com base em exames anteriores no site do Sisu

Opções de curso

O candidato pode escolher até duas opções de curso para participar do processo seletivo, com possibilidade de alterar durante o período de inscrição. O candidato selecionado em sua 1ª ou 2ª opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, fique atento aos prazos! Se for selecionado em 1ª ou 2ª opção, independentemente de efetuar sua matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

Lista de espera

Para participar da lista de espera, o candidato deve acessar o seu boletim Sisu e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.Pode participar quem não foi selecionado em nenhuma das opções na chamada regular, podendo escolher apenas uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição.

Na lista de espera, é importante que o candidato acompanhe junto à instituição da vaga escolhida as convocações para matrícula.

Atenção às datas

 Inscrições: de 6 a 14 de abril

Resultado da chamada única: 16 de abril

Matrícula ou registro acadêmico: de 19 a 23 de abril

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 16 a 23 de abril.