Vestibular UEL 2022: Manual do Candidato está disponível para download

UEL divulgou o Manual do Candidato do Vestibular de 2022 e confirma prova em um único dia como medida de proteção contra a pandemia da covid-19

A UEL divulgou nesta quinta-feira (16 de setembro) o Manual do Candidato do Vestibular UEL 2022, que já está disponível para download neste link. Como ocorreu em 2021, a prova vai ser em apenas uma fase, no dia 6 de março de 2022, com 50 questões de conhecimentos gerais e linguagens e uma redação. A decisão de fazer a prova em fase única foi motivada pela pandemia de covid-19. 

As inscrições serão de 20 de setembro (a partir das 17h) a 3 de novembro de 2021 (até as 23h59min) somente no site da Cops. Se você quer passar em Medicina ou outros vestibulares de alto desempenho, chegou a hora de ler o manual com atenção e conhecer detalhes que vão te ajudar a traçar metas de estudo para a aprovação.

Neste ano, a taxa de inscrição será de R$ 140. Fique atento: o boleto com o preço público da inscrição deverá ser pago até o primeiro dia útil após o dia 3 de novembro de 2021 e ficará disponível para impressão até às 21 horas do dia 3 de novembro de 2021. 

Saiba mais: conheça as obras literárias cobradas no vestibular da UEL

Provas do Vestibular UEL 2022 serão em Londrina

As provas Vestibular UEL 2022 serão aplicadas preferencialmente em Londrina. A Cops informa, porém, que caso o número de candidatos inscritos extrapole o número de salas disponíveis na cidade, pode ser necessário recorrer aos municípios vizinhos 

O candidato poderá se inscrever apenas para um curso e turno.

Anote na agenda

Atenção às principais datas do Vestibular UEL 2022:

Inscrições: de 20 de setembro a 3 de novembro de 2021

Prova: 6 de março de 2022

Publicação do gabarito definitivo da Prova de Conhecimentos: 23 de março de 2022, às 17h. 

Publicação da lista dos candidatos classificados e não eliminados, que terão a redação corrigida: 25 de março de 2022, às 12h

Publicação do resultado oficial e 1ª convocação:19 de abril de 2022, às 12h

Como será a prova do Vestibular UEL 2022

A prova será no mesmo modelo do vestibular do ano anterior, com 36 questões de conhecimentos gerais (máximo de 54 pontos), 10 questões de linguagens (máximo de 16 pontos), 4 questões de língua estrangeira (máximo de 6 pontos) e uma redação (máximo de 24 pontos). Como o Prime já antecipou, o domínio de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira e técnicas de redação será fundamental para garantir sua aprovação.  

  • A prova de conhecimentos gerais terá 36 questões de múltipla escolha elaboradas na perspectiva interdisciplinar, abordando as áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio, nas disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.
  • Já a prova de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa terá 10 questões de múltipla escolha que versarão sobre essas disciplinas. Em Língua Estrangeira, serão 4  questões de múltipla escolha que poderão referir a língua espanhola, língua francesa ou língua inglesa, conforme escolha do candidato no ato da inscrição.

Redação será decisiva

A prova de redação será decisiva para a aprovação. Mais uma vez, só serão corrigidas as redações dos candidatos que acertarem pelo menos 26% da prova de conhecimentos e não tirarem zero em qualquer um dos segmentos (Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira). Quem não atingir essas exigências será eliminado!

A prova de  REDAÇÃO será composta de uma ÚNICA PROPOSTA. A partir da leitura de textos verbais e não verbais, o candidato deverá produzir um texto em prosa, de acordo com o enunciado proposto. 

Novidades na inscrição

A UEL anunciou novidades nas inscrições para o vestibular de 2022. Agora, para efetuar a inscrição, o candidato terá que fazer um cadastro prévio com login e senha. A medida atende às recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e visa proteger as informações e dados pessoais dos vestibulandos.

Para o cadastro, o candidato deverá anexar uma foto da carteira de identidade e definir uma senha de acesso. Em anos anteriores, as informações eram acessadas apenas com o número do CPF. A diferença, conforme reportagem publicada na Agência Estadual de Notícias, é a obrigatoriedade do login para acessar as informações pessoais como, por exemplo, o Cartão de Inscrição, que contém os locais e sala de prova, horário da prova, curso pretendido, entre outras informações úteis.