FUVEST 2022: lista de obras literárias tem 3 novos livros

O curso de medicina da USP é considerado o melhor do Brasil e, para ingressar nessa seleta universidade - tanto no campus em São Paulo como em Ribeirão Preto -, é preciso alcançar pontuação pelo ENEM ou fazer o vestibular da Fuvest. 

Por se tratar de um concurso muito concorrido, ler as obras literárias obrigatórias é fundamental para alcançar a aprovação. A lista de livros para o vestibular da FUVEST 2022 tem algumas novidades, por isso, mesmo que você já tenha estudado as obras cobradas no ano anterior, é hora de atualizar a leitura. 

São três novos livros na lista da FUVEST 2022: “Alguma Poesia'', de Carlos Drummond de Andrade; “Mensagem”, de Fernando Pessoa; e “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto. Deixam a lista: “Claro Enigma”, de Carlos Drummond de Andrade; “A Relíquia”, de Eça de Queirós; e “Mayombe”, de Pepetela. 

Confira a lista completa da FUVEST 2022

Poemas Escolhidos - Gregório de Matos

Quincas Borba - Machado de Assis

Alguma Poesia - Carlos Drummond de Andrade

Angústia - Graciliano Ramos

Mensagem - Fernando Pessoa

Terra Sonâmbula - Mia Couto

Campo Geral - Guimarães Rosa

Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles

Nove Noites - Bernardo Carvalho

As obras são cobradas nas duas fases do vestibular, portanto, se você ainda não iniciou a leitura das mesmas, é hora de começar. Lembre-se de fazer a leitura crítica, aprofundando-se sobre o contexto histórico de cada obra, a biografia dos autores e as alegorias presentes nos livros. Ao final da leitura, faça exercícios para consolidar  a aprendizagem

Provas da FUVEST 2022 já tem data

A prova da 1ª fase do Concurso Vestibular FUVEST 2022 está prevista para o dia 12 de dezembro de 2021, enquanto as provas da 2ª fase devem acontecer nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022. A divulgação da primeira lista de convocados deverá ocorrer em 04 de fevereiro.

As inscrições para o vestibular deverão ser realizadas entre os dias 16 de agosto e 1º de outubro. Já o período para solicitação de redução ou isenção de taxa vai de 14 de junho a 07 de agosto de 2021.

Covid-19

No vestibular 2021, a FUVEST implementou um conjunto de medidas de segurança sanitária contra a COVID-19, que incluíam distanciamento mínimo entre carteiras em sala de prova, uso de máscara durante todo o exame, alimentação fora de sala, desinfecção de carteiras e disponibilidade de álcool em gel, além do fornecimento de equipamentos de proteção individual para todos os colaboradores e supervisão e implementação do protocolo sanitário por equipe coordenada por equipe médica responsável.

O êxito dessas medidas permitiu à FUVEST elaborar o planejamento para o calendário do vestibular 2022, prevendo implementação das medidas pelo segundo ano consecutivo, a depender da situação da pandemia no país no período.