Enem digital ou presencial: qual escolher?

Estão abertas até o dia 22 de maio as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A Edição 2020 do exame tem uma novidade: neste ano, será possível se inscrever em duas modalidades de provas, o ENEM  impresso (realizado presencialmente) e o ENEM digital. A modalidade impressa tem aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro. Já o ENEM digital deve ocorrer nos dias 22 e 29 de novembro. Por ser um piloto, a edição digital estará disponível para apenas cem mil participantes. Na edição de 2019, mais de cinco milhões de candidatos fizeram a prova. 

O participante que optar por fazer o ENEM impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção. A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira - inglês ou espanhol.

Qual versão do ENEM escolher?

A resposta para essa pergunta depende do objetivo e do perfil do aluno. Marcia Chiréia, orientadora de estudos do cursinho Prime, orienta a fazer a versão impressa no caso de alunos muito ansiosos ou que contam com a nota do ENEM como porta de entrada para a principal universidade de preferência. “O ENEM digital é um projeto piloto e pode ter falhas, enquanto a versão impressa é conhecida por todos”, opina. No caso de estudantes que farão o ENEM mas não têm o exame como prioridade, a versão digital pode ser uma opção viável. 

FUVEST

Outro cuidado que deve ser tomado é observar se O ENEM digital não vai coincidir com outros vestibulares importantes. A FUVEST, por exemplo, já divulgou que a prova da 1ª fase será realizada no dia 29 de novembro. Já as provas da 2ª fase serão aplicadas nos dias 3 e 4 de janeiro de 2021.

Como se inscrever no ENEM

As inscrições devem ser feitas até 22 de maio na página do ENEM. 

 O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.