ENEM 2021: provas serão nos dias 21 e 28 de novembro

O ENEM 2021 já tem data: será nos dias 21 e 28 de novembro. Nesta edição, as versões impressa e digital serão aplicadas nos mesmos dias, com as mesmas perguntas para as duas modalidades. A taxa de inscrição é de R$ 85 para ambas as provas e podem ser feitas de 30 de junho a 14 de julho na Página do Participante. 

O candidato deve escolher, na inscrição, se deseja fazer a versão impressa ou a  informatizada. O ENEM digital também é aplicado em locais de prova específicos, portanto, não há a possibilidade de realizá-lo em casa. 

 

ENEM traz oportunidades em Medicina

O ENEM traz oportunidades para quem quer cursar Medicina nas melhores universidades brasileiras. Na última edição do exame, foram oferecidas mais de 4,5 mil vagas distribuídas em 78 cursos de universidades públicas, entre eles USP, UFPR e UFSC.

 

Alunos Prime dão dicas para se dar bem no ENEM 

Gabriel Castreghini Pereira foi aluno do curso Prime em Londrina, investiu na preparação para o ENEM e conquistou uma vaga em Medicina na USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto e na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). “Meu desempenho do ENEM foi muito bom, por mais que seja difícil avaliar as notas sozinho, sem uma comparação, mas os resultados indicam que fui muito bem”, comemora ele. 

O estudante tirou 980 na redação do ENEM e 954 em matemática. O Prime, segundo ele, ajudou muito na conquista desses resultados, tanto pelas aulas EAD durante os períodos de isolamento social, como pelo suporte da orientadora de estudos Márcia Chiréia na organização dos cronogramas de estudo e, principalmente, pelos simulados e pelas correções das redações. “Sem essas duas últimas não teria chegado onde cheguei.”

As dicas de Gabriel para aprimorar a redação do ENEM  são: treinar, tirar dúvidas e ler. "O escritor é, antes de tudo, um leitor", lembra. Por isso, quem está iniciando a jornada do ENEM é fazer duas redações semanais para praticar e corrigir seus próprios erros, participar das monitorias para saber exatamente onde errou e receber a correção personalizada dos textos e ler muito. “Leia jornais e revistas para se manter informado e livros para ver formas diferentes de usar a língua”, aconselha.

 

Melhor resultado na redação 

Nicolas Ricardo Biz obteve nota 920 no ENEM e conta que foi seu melhor resultado até hoje. “O Prime é um grande responsável pelo meu desempenho, as aulas de redação com a professora Márcia me ajudaram a entender o texto dissertativo de uma forma diferente, como se fosse uma peça costurada. Entendi que nesse tipo de texto todas as partes devem estar conectadas”, exemplifica. 

A dica de Nicolas para ter um bom desempenho na redação é priorizar uma boa articulação entre as partes do texto. “Funciona melhor que citar filósofos e sociólogos sem trabalhá-los bem na argumentação”, ensina. 


Mais dicas para se dar bem na redação do Enem