Dez dicas para estudar para o vestibular

O início do ano letivo é o momento perfeito para planejar os estudos com foco na aprovação no vestibular e no ENEM. No curso Prime os alunos aprendem a estudar com método e organização, um grande diferencial para quem busca a vaga dos sonhos em vestibulares de alto desempenho como medicina. A orientadora de estudos Marcia Chiréia preparou uma lista de dez dicas para estudar para o vestibular e orientar seus estudos neste início de ano. Confira:

1 - Defina muito bem a universidade que quer focar e estude as provas para entendê-las. Escolha no máximo três e nunca restrinja o interesse a apenas uma instituição. Isso ajuda a diminuir o risco de uma grande decepção. 
 
 
2- Se você já fez cursinho, lembre-se que já caminhou uma parte da jornada. Reveja seu desempenho nas provas anteriores, analise seus erros e pontos fortes e utilize o autoconhecimento para traçar novas metas. 

3- Tire um dia para planejar a rotina semanal. Seja realista e não coloque metas inalcançáveis. Liste os horários das aulas e planeje como vai organizar os estudos à tarde e no início da noite. 

4- Inclua os momentos de lazer na sua programação. Quem quer ser aprovado em vestibulares de alto desempenho como medicina sabe que precisa abrir mão de muitas coisas, mas tem que reservar tempo para distração, convivência com a família e até mesmo praticar esportes. O segredo é o equilíbrio. Afinal, quem abre mão da própria vida se desgasta e não aprende. 

5- Estude com estratégia, focado nas disciplinas em que enfrenta mais dificuldades e nas que têm mais peso nas provas, sem esquecer de revisar os pontos fortes. 

6- Não tenha medo da redação. Escreva sem receio de errar e reescreva seus textos após a correção do professor. 

7 - Faça revisões semanais.

8 - Escolha um lugar para estudar que seja confortável e ajude a manter o foco.

 9 - Estude longe de equipamentos eletrônicos. Essas tecnologias podem ser usadas como ferramentas de apoio para pesquisa, videoaulas ou podcasts, mas não devem permanecer ao seu lado na hora de ler e resolver exercícios. 

10 - Não use calculadora! Você não terá esse apoio na hora das provas.