Covid-19: 5 séries de medicina que abordam a pandemia em novas temporadas

 

As férias chegaram, mas isso não significa que os vestibulandos de medicina vão parar de pensar na profissão que querem exercer! A tão esperada pausa no meio da maratona de estudos para o vestibular é o momento ideal para iniciar outra maratona: assistir as novas temporadas das séries sobre médicos e estudantes de medicina que a gente ama!
A pandemia da Covid-19 já chegou aos hospitais mais queridos dos medicineiros, como o Seattle Grace, de "Grey 's Anatomy" e San Jose St. Bonaventure Hospital, de “The Good Doctor”. Uma boa oportunidade para se distrair e ainda entrar em contato com a nova realidade dos médicos e residentes da ficção.
Para você que não via a hora das férias chegarem para atualizar as tramas médicas nas plataformas de streaming, fizemos uma lista de cinco séries que já contemplam os dramas da pandemia, é só escolher por onde começar.

Hora de desacelerar os estudos

E não se esqueça: quem busca aprovação em vestibulares de alto desempenho sabe que as férias são uma oportunidade de desacelerar e recarregar as energias para a próxima maratona de estudos, mas sem abandonar totalmente a rotina. Por isso, a dica da equipe Prime é: reduza as horas de estudo com base em metas reais e aproveite para ganhar vantagem, seja por meio de revisões, resolução de provas e até mesmo leituras.

Leia mais:
Dez dicas para estudar nas férias

Cinco séries sobre medicina que abordam a Covid-19

Para você que não via a hora das férias chegarem para atualizar as tramas médicas nas plataformas de streaming, fizemos uma lista de cinco séries que já contemplam os dramas da pandemia, é só escolher por onde começar.

1. Grey’s Anatomy
É claro que nossa primeira dica é Grey’s Anatomy, a série mais queridinha dos estudantes de medicina e também dos vestibulandos que tentam a aprovação para o curso. É impossível não se envolver com as histórias dos residentes e supervisores do hospital Seattle Grace, seja com os pacientes ou com os conflitos pessoais de cada personagem. Não à toa, Grey´s Anatomy é um sucesso e caminha para a 18ª temporada.

A 17 ª temporada da série é especial e, com certeza, se transformará em um importante registro sobre a realidade que estamos vivendo de enfrentamento à epidemia de Covid-19. O episódio de estreia, “All Tomorrow’s Parties”, se passa em abril de 2020 e já contempla os horrores da pandemia. Por isso, nessa temporada, não vão faltar doses pesadas da realidade vivida pelos profissionais da saúde que se dedicam a salvar vidas em todas as partes do mundo, como medo, cansaço, leitos superlotados, mortes, falta de equipamentos e infraestrutura. Já na estreia, os telespectadores poderão ver todas as mudanças e protocolos adotados pelo hospital para receber pacientes infectados.

2. The Resident
Outra série que mostra o dia a dia dos residentes em medicina, com a diferença que os personagens da trama convivem com os dramas de um hospital público dos Estados Unidos. Um dos pontos interessantes da série é o conflito de gerações, expresso nas diferentes visões do médico mais experiente e do residente.

A nova temporada de The Resident estreou em 27 de janeiro de 2021 e já mostra a presença dos personagens na linha de frente do combate da Covid-19.

3. The Good Doctor

As aventuras e desventuras do cirurgião residente Shaun Murphy compõem o enredo principal da série The Good Doctor, que seria mais uma trama passada em um hospital se não fosse um detalhe: Shaun é um médico brilhante e também é autista, por isso, tem que provar constantemente sua competência. Na 4ª temporada, marcada pelo esperado relacionamento de Shaun e Lea, a realidade enfrentada pelos profissionais de saúde em tempos de pandemia de Covid-19 toma conta dos dois primeiros episódios e, se você ainda não assistiu, prepare os lenços para enxugar as lágrimas. Na sequência, a história é transferida para uma realidade ficcional onde não há mais pandemia e os dramas dos personagens e seus pacientes voltam a dar a tônica da história.

4 . Sob Pressão

A série brasileira Sob Pressão, que conta a rotina de funcionários de um hospital público do Rio de Janeiro, teve uma temporada especial sobre a Covid-19. O interessante da trama da temporada é a abordagem de diferentes aspectos da pandemia, como a exaustão dos profissionais de saúde, a saudade da família e até o negacionismo científico dos pacientes, em um contexto bem conhecido dos brasileiros.

5 . Lenox Hill

E por que não aproveitar as férias para assistir uma série documental? Lenox Hill possui um episódio especial dedicado ao enfrentamento da Covid-19 na primeira temporada, que totaliza 9 episódios. A produção foi gravada no hospital Lenox Hill, de Nova York, e revela o dia a dia de quatro médicos, destacando sua rotina e as dificuldades de equilibrar sua vida pessoal e profissional, contando também a história dos pacientes.