Como fazer a redação do ENEM sem ter informações sobre o tema proposto?

Chegou a hora de fazer a prova de redação do ENEM, o candidato abre o exame e descobre que não tem informações sobre o tema proposto. Qual a solução para garantir uma boa nota mesmo sem ter repertório sobre o assunto? A resposta é simples: faça perguntas a você mesmo! Essa é a dica da professora de redação do cursinho Prime em Londrina, Marcia Chireia, que já formou estudantes que tiraram nota 1000 na redação do ENEM. O cursinho Prime é especializado em preparar alunos para vestibulares de alto desempenho, como medicina. Aqui no nosso blog, damos dicas semanais para te ajudar a conseguir o melhor desempenho no ENEM e nos principais vestibulares.

A primeira reação do candidato ao abrir o caderno da redação e constatar que não tem informações sobre o tema proposto é entrar em desespero. Calma! Se você não entendeu o tema, é possível que muitos outros candidatos também não tenham entendido. Isso acontece com muita frequência e é absolutamente normal. Afinal, ninguém precisa saber tudo. 

Leia e interprete o tema

O primeiro passo para fazer uma boa redação mesmo sem conhecer o tema é ler a proposta com tranquilidade e interpretá-la. Marcia dá como exemplo o tema: “Desafios para melhorar a mobilidade urbana”. Vamos seguir um passo a passo para fazer uma boa redação mesmo sem saber muito sobre o assunto?

1 - Analise a proposta palavra por palavra. Termos como desafios, causas ou consequências já dão o caminho da tese. Desafio, por exemplo, indica que há um problema a ser superada. A ideia principal da proposta é que “superar a mobilidade urbana é um desafio”, por isso, essa frase tem que estar no seu texto. 

2 - Se existe um desafio, podemos pressupor que há uma dificuldade. Chegou a hora de perguntar: por que está ruim?  Por que precisa melhorar? Se há dificuldades, qual o motivo? Solucionar o problema vai trazer que tipo de benefícios? Quais as consequências se a situação não melhorar? Faça todas as perguntas possíveis, pois é isso que move a redação do ENEM.

3- Com os questionamentos sistematizados, chegou a hora de interpretar a coletânea de textos propostos. Ao fazer a leitura, busque respostas aos seus questionamentos, inclusive grifando. Temos certeza que a maioria das respostas será encontrada. 

4 - Com essa técnica, a partir do nosso exemplo, você certamente vai entender o que é mobilidade urbana, descobrir os desafios e possíveis soluções para o problema. 

5 - Tenha um olhar atento aos dados apresentados. Estatísticas, gráficos e pesquisas sempre oferecem muitas informações. Você pode citá-las parafraseando o texto, mas também deve ir além e interpretar os dados. Se o texto diz que 80% das pessoas usam carro para trabalhar, por exemplo, reflita se esse dado dificulta a mobilidade urbana e os motivos que provocam essa conjuntura. Fique atento, também, a exemplos citados nos textos e entenda o que eles ensinam sobre o tema.

Essa análise já oferecerá toda a base necessária para você escrever uma redação nota 1000 no ENEM. Para não correr riscos, comece desde já a praticar o padrão de texto exigido pelo exame. Com as dicas certas e muito treino, não há motivo para desespero. E que venham as boas redações!

No blog do Prime você encontra mais dicas sobre a redação do ENEM, confira: 

Nota 1000 na redação do ENEM: estude atualidades

Conheça as situações que podem levar à nota zero na redação do ENEM