Censo 2022: saiba como será feita a pesquisa sobre a população brasileira

Censo 2022 permite conhecer a realidade dos brasileiros e, para os vestibulandos, ajuda a formar repertório importante para fazer provas de conhecimento geral e redação

O IBGE iniciou o Censo Demográfico 2022. O objetivo é contar quantos são e como vivem os brasileiros, assim como levantar características que vão desde a escolaridade até a religião de cada um. 

A pesquisa é realizada a cada dez anos (na edição 2022 houve um atraso de dois anos por causa da pandemia) e  vai além da simples contagem dos habitantes, pois revela um cenário mais completo e integrado do território brasileiro e sua população. São os dados consolidados pelo Censo, por exemplo, que vão orientar a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. 

Por todas essas características, saber como funciona o Censo e os dados que a pesquisa aponta é muito importante para quem está se preparando para o vestibular ou para o ENEM. Afinal, conhecer a realidade dos brasileiros ajuda a formar repertório importante para fazer provas de conhecimento geral e redação. 

LEIA MAIS

Entenda o que é xenofobia

Os números do Censo Demográfico 2022

  • O Censo Demográfico 2022 será realizado em 5.570 municípios do país. 
  • Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. 
  • A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.
  • No auge da operação, serão envolvidos 183 mil recenseadores. 
  • Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas.

Curiosidades

O primeiro Censo foi feito em 1872, no Brasil, para contar o saldo de sobreviventes da Guerra do Paraguai. Na época, foram registradas cerca de 10 milhões de pessoas. A edição de 2022 deve contar em torno de 215 milhões de habitantes e será o primeiro Censo digital, da coleta à transmissão, acompanhamento, armazenamento e processamento dos dados.  

Pela primeira vez na história do Censo, a população que se considera quilombola poderá ser identificada e será diferenciada. A pesquisa fará um recorte específico para abordar as características demográficas, sociais e econômicas dessa parcela de brasileiros. A expectativa é que, com os resultados do Censo, seja possível identificar quantos são os quilombolas (por sexo, idade, cor ou raça, nível de escolaridade), seu acesso ao mercado de trabalho, dados sobre rendimento, acesso ao saneamento básico e características de domicílios.

Como é feita a pesquisa populacional

No Censo 2022, serão respondidos dois tipos de questionário: o básico, com 26 itens, leva em torno de 5 minutos para ser finalizado. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio e mortalidade.

Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Além disso, o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF. Qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio. Ou seja, apenas uma pessoa do domicílio responderá por todos os residentes.

Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a lei.

Outra novidade é que, em 2022, além da coleta presencial e do auto preenchimento pela internet, será possível responder ao Censo também pelo telefone, após visita do recenseador ao domicílio. 

Coleta de dados sobre refugiados

Outro dado interessante sobre o Censo Demográfico 2022 é que IBGE e Agência da ONU para Refugiados (Acnur)  assinaram um acordo de cooperação técnica e ações conjuntas que prevê o apoio da Acnur ao IBGE na coleta e análise de dados sobre a população refugiada, solicitante da condição de refugiado e apátrida que vive no Brasil, especialmente a população venezuelana nos estados de Roraima, Amazonas e Pará.

Para isso, a agência da ONU apoiará equipes de recenseadores para garantir acesso a abrigos que acolhem pessoas refugiadas e acompanhará a realização das entrevistas, garantindo o respeito às normas culturais e à organização social, de maneira especial das pessoas refugiadas e migrantes de diferentes etnias indígenas.

Fonte: 

IBGE e Acnur